A atuação de uma frente fria no Sul e Sudeste, associada a um sistema de baixa pressão atmosférica no interior do continente, avançando pelo estado de São Paulo, que ocasiona pancadas de chuva forte, acompanhadas de raios e rajadas de vento paralisou os trabalhos de colheita do milho no Paraná e a colheita da cana-de-açúcar e café em outros Estados. Apesar de dar uma tregua no final de semana, a chuva volta a partir de terça-feira. Em Cascavel, deve haver mais de 90 mm de chuvas entre a terça-feira, 30 de junho, e quarta, 1 de julho.
Na região do cinturão verde paulista, a chuva começou na noite de sexta, 26, se estendeu por toda madrugada e existem locais onde o acumulado já passa dos 100 milímetros.
A frente fria ainda traz chuva em grande parte do Paraná, com destaque para a metade norte do estado e metade sul do Mato Grosso do Sul. Chove também no leste de Santa Catarina e no litoral norte do estado.
No Rio Grande do Sul, onde há muitas nuvens, ainda não choveu mas as temperaturas estão em queda acentuada. Várias cidades registraram temperaturas abaixo dos 7 °C. A sensação térmica ficou negativa por causa dos ventos. Variação de nuvens no Centro-Oeste e do Sudeste, porém sem registro de chuva por conta de uma massa de ar seco.
Neste domingo, dia 28, o dia segue com muita nebulosidade, chuviscos e sensação de frio nos estados de São Paulo, sul de Mato Grosso do Sul. Mas ao longo do dia, o tempo abrirá aos poucos e o sol deve aparecer entre nuvens.
As temperaturas variam entre mínimas de 12°C e máximas que não devem superar os 20°C na faixa leste de São Paulo.Nesta segunda-feira, dia 29, a formação de uma nova frente fria vai trazer novamente chuva forte ao Sul, principalmente para o Rio Grande do Sul.