Agosto começa com muita chuva no leste do Nordeste
Capital de Alagoas, Maceió registrou cerca de 200mm só nos últimos dias


O mês de agosto começou instável sobre a costa leste do Nordeste, a capital Maceió (AL) registrou cerca de 200mm só nos últimos dias. Nos5 primeiros dias de agosto choveu bastante em Alagoas, em especial na faixa leste do estado onde os acumulados de chuva variaram entre 100 e 200mm. Com destaque para a capital Maceió que registrou entre os dias 01 e 05 de agosto 204mm na estação de Antares, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).
Esses acumulados na capital de Alagoas já representam 6,5% acima da sua Climatologia de agosto 1991-2020, que é de 191,5mm. Já pelos dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Maceió acumulou 102mm neste mês de agosto, até às 16 horas do sábado (06). Sendo o maior acumulado de chuva para um mês de agosto desde 2019, quando acumulou 178,2mm.
Motivo da chuva
Boa parte da chuva recente de Alagoas aconteceu entre os dias 02 e 04 de agosto, e foram causadas pelas Ondas de leste, que geralmente traz muita umidade do oceano para o continente. O fenômenoenbsp; provoca chuva forte e volumosa no norte e leste nordestino, durante as estações de Outono e Inverno e tem um período de 3 a 6 dias durante cada atuação. Mas, há casos que podem chegar aos 10 dias.
Tendência para os próximos dias
A chuva persiste nos próximos dias sob o litoral do Nordeste, mas com valores mais baixos, se comparados com os últimos dias, ficando entre 10 e 70mm até o dia 10 de agosto, devido à umidade constante que vem do mar.
Com destaques para os fortes temporais e os grandes volumes de chuva previstos, até a próxima quinta-feira (11) entre o Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Há condições para temporais, raios e rajadas de vento. Além do potencial para queda de granizo, tanto no domingo quanto na segunda-feira (08) no Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e entre segunda-feira e terça-feira (09) essa chance aumenta para o interior de São Paulo. Já entre Goiás, Minas Gerais e o Rio De Janeiro a possibilidade para as pedras de gelo aumentam entre terça e quarta-feira (10). Pode ter granizo até em Rondônia e Acre na terça.
