HOME | AGRICULTURA | Tecnologia, Ciencia e inovação | Publicado em 27/11/2024
MATÉRIAS RELACIONADAS:
TAGS:
Nenhum comentário até agora... Seja o primeiro a comentar!
Não existe sustentabilidade em larga escala sem tecnologia, segundo CEO
Durante participação no "Brazil Agribusiness International Meeting", promovido pelo LIDE Business, Sergio Rocha, fundador e CEO da maior plataforma digital para o agronegócio, destaca a importância da adoção da tecnologia na adequação de novos padrões e paradigmas.
Mais que um novo conceito ou marca, líderes e especialistas do agronegócio brasileiro defendem que a sustentabilidade da produção rural consiste, hoje, na maior força do país junto aos investidores, compradores e consumidores do exterior. Neste contexto, a necessidade de um reposicionamento reputacional do Brasil frente à comunidade internacional, a superação de desafios pelo agronegócio e a demanda por ações de comunicação adequadamente dirigidas nortearam o encontro. Para fomentar a discussão, o evento online contou com participação de importantes nomes do setor além de Sergio, Marcos Jank, (conselheiro da Agrotools e coordenador do Insper Agro Global), Luiz Fernando Furlan (Chairman of LIDE Global), Caio Penido (Presidente do IMAC), Grazielle Parenti (Vice-presidente da BRF).
Responsável por fornecer soluções digitais para mais de 60% das agroindústrias da região amazônica, o CEO da Agrotools, Sergio Rocha, acredita que sem tecnologia a "mágica" não acontece. "Empresas globais seguem se posicionando para reduzir ou zerar a compra de produtos que não tenham claramente demonstração de origem e boas práticas comprovadas. No extremo da corda temos consumidores cada vez mais preocupados com a procedência do que chega à mesa. Trata-se de um efeito dominó, que começa com quem escolhe o que consome e vai impactando o varejo, o atacado e os distribuidores até chegar ao campo. ", destaca
As pessoas não querem consumir de empresas que não tenhamos suas cadeias de produção alinhadas com princípios ESG. A solução para estas se adequarem na prática, a esses novos padrões e paradigmas, é o uso de tecnologia e dados confiáveis. Desde julho de 2020, os três maiores bancos privados do país estão engajados em um plano integrado com o objetivo de contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio da tecnologia, preocupação que também faz parte da atuação da Agrotools - que doou recentemente 1 milhão de reais em soluções digitais para pequenos e médios produtores da região.
"A pandemia, com suas proporções globais, apresenta-se como uma oportunidade, uma convergência sem precedentes para que o Brasil finalmente se aproprie de sua vocação de alimentar o mundo. Mas o país deve fazê-lo com responsabilidade, produzindo sem comprometer os recursos naturais. Porque no extremo da cadeia, o consumidor irá admitir cada vez menos produtos que não atendam aos preceitos básicos da sustentabilidade", comenta Marcos Jank, responsável pela abertura do evento.
TAGS:
Comentários
Comente a matéria: