HOME | Notícias | Tabaco

Com apoio da FAEP, produtores defendem classificação do tabaco dentro da propriedade

Mais de 700 produtores participaram da audiência pública que discutiu projeto de lei para garantir autonomia e valorização do trabalho no campo

Com apoio da FAEP, produtores defendem classificação do tabaco dentro da propriedade

Foto: Sistema FAEP

Foto do autor Redação RuralNews
17/04/2025 |

Mais de 700 fumicultores de 18 municípios do Paraná participaram, nesta terça-feira (15), de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado (Alep), em Curitiba. A mobilização, articulada pelo Sistema FAEP, teve como objetivo debater o Projeto de Lei 119/2023, que propõe que a classificação do tabaco passe a ser feita diretamente nas propriedades rurais, no momento da compra do produto.

Hoje, a classificação é centralizada em poucas unidades da indústria, conforme estabelece instrução normativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Essa prática, segundo lideranças do setor, favorece as empresas e prejudica os produtores, que muitas vezes não acompanham a análise de qualidade da sua produção, dificultando a contestação em caso de divergência.

Publicidade
Banner publicitário

Na tribuna, o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, destacou que a mudança traz mais transparência e justiça na relação comercial.

“Esse projeto corrige uma distorção histórica e coloca o produtor no centro da cadeia. Ele passa a ter voz no momento mais decisivo da venda: a classificação do tabaco. Com isso, o valor pago passa a refletir com mais justiça a qualidade da produção”, afirmou.

Durante a audiência, representantes da cadeia produtiva reforçaram a importância do tabaco como fonte de renda para milhares de famílias no Estado. Atualmente, o Paraná é o terceiro maior produtor de tabaco do Brasil, atrás apenas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Os três estados concentram mais de 95% da produção nacional. O Brasil, por sua vez, lidera o mercado mundial, respondendo por até 30% das exportações globais.

Com apoio da FAEP, produtores defendem classificação do tabaco dentro da propriedade

O presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette. Foto: Sistema FAEP

A iniciativa contou com o apoio do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco), que defendeu o aprofundamento técnico do debate dentro das comissões da Alep. Para a entidade, é fundamental garantir espaço de diálogo entre todos os elos do sistema integrado de produção.

Além disso, o Sistema FAEP tem atuado na orientação dos produtores sobre as exigências para comercialização. Recentemente, apoiou a produção de um folder e de um vídeo com informações sobre a preparação correta do tabaco, com base na Instrução Normativa nº 10/2007 do Mapa.

Com apoio da FAEP, produtores defendem classificação do tabaco dentro da propriedade

...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

TAGS: #FAEP # Produtores
# Tabaco # Sistema FAEP # Assembleia Legislativa do Estado # Alep
Publicidade
Banner publicitário