Dados tema: 11
HOME | Notícias | Soja

Brasil inicia colheita de soja enquanto clima ameaça produção de grãos argentina

No Paraná, as lavouras de soja semeadas precocemente já estão sendo colhidas e a expectativa é de uma safra recorde no Brasil, superando 170 milhões de toneladas pela primeira vez

Brasil inicia colheita de soja enquanto clima ameaça produção de grãos argentina

Previsões climáticas indicam que a seca na Argentina pode persistir ou piorar até o fim de janeiro, com chuvas estimadas em apenas 35% do normal;

Foto do autor Redação RuralNews
13/01/2025 |

A colheita da nova safra de soja no Brasil está prestes a começar. Apesar de abertura oficial nacional da colheita da safra 24/25, acontecer somente no no dia 7 de fevereiro, na Fazenda Esperança, em Santa Carmem, região de Sinop/MT, muitos produtores já iniciaram os trabalhos. O destaque é para o Paraná, onde as lavouras semeadas precocemente já estão sendo colhidas nesta primeira quinzena de janeiro.

Para Luiz Fernando Roque, coordenador de Inteligência de Mercado da Hedgepoint Global Markets, e para o analista sênior de Grãos, Ignacio Espinola, no início, a produtividade pode ficar abaixo do potencial devido à falta de chuvas na semeadura. Mas espera-se uma recuperação ao longo da colheita, consolidando o Paraná como o segundo maior produtor de soja do país.

Publicidade
Alexa
Publicidade
Banner publicitário

Nos demais estados, atrasos no plantio devem postergar a colheita, especialmente no Mato Grosso, onde os trabalhos devem acelerar a partir de fevereiro. “Regiões Centro-Oeste e Sudeste devem intensificar a colheita na segunda quinzena de fevereiro, enquanto Norte e Nordeste iniciam no final do mês.

Até o momento, as lavouras apresentam bom desenvolvimento, indicando uma safra cheia e recorde, com destaque para as regiões Centro-Oeste e Sudeste”, destacam os especialistas da Hedgepoint Global Markets.No Rio Grande do Sul, há preocupação com o clima seco no início de janeiro, o que pode afetar o desenvolvimento das lavouras.

Apesar disso, ainda é cedo para prever perdas significativas, desde que as chuvas voltem de forma regular em fevereiro.A expectativa é de uma safra recorde no Brasil, superando 170 milhões de toneladas pela primeira vez, mas o clima no Rio Grande do Sul nos próximos 60 dias será decisivo.

Brasil inicia colheita de soja enquanto clima ameaça produção de grãos argentina

Colheita da soja da safra verão 2025/25 já inicou em algumas áreas no Paraná

Argentina preocupa

De acordo com Luiz Fernando Roque, coordenador de Inteligência de Mercado, e o analista sênior de Grãos, Ignacio Espinola, apesar das chuvas 30% acima da média registradas em novembro, na Argentina, o mês de dezembro teve apenas 80% do volume histórico.

Nas últimas semanas, o clima seco no país tem preocupado devido à possível redução na produtividade agrícola, podendo levar à sexta temporada consecutiva de baixos rendimentos, com 2023 como pior exemplo.

Brasil inicia colheita de soja enquanto clima ameaça produção de grãos argentina

Atualmente, 53% da safra de soja está em boas/excelentes condições, enquanto 4% enfrentam situação ruim, o dobro do ano passado, mas abaixo dos números mais robustos de anos anteriores.As previsões indicam que a seca pode persistir ou piorar até o fim de janeiro, com chuvas estimadas em apenas 35% do normal, afetando as safras.Fevereiro, porém, pode trazer condições climáticas mais favoráveis, ajudando a recuperar as safras de soja e milho, desde que resistam ao atual cenário.

TAGS: #Colheita da soja # Safra Verão
# Clima na Argentina # Colheita no Brasil # início da colheita
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

Publicidade
Aspirador Robô
Publicidade
Ferramentas eletricas
Publicidade
Banner publicitário