Chuvas no Paraná aumentam umidade do solo, mas favorece doenças
Colheita da Safra Verão 2024/25 avança firme em várias regiões do Estado, porém, algumas localidades tiveram chuvas intensas que podem favorecer o surgimento de doenças

Nas lavouras plantadas mais cedo, os rendimentos estão dentro da faixa esperada ou ligeiramente abaixo. Malu Anchieta – Astorga – PR

A colheita continua avançando nas regiões mais quentes do Estado do Paraná e vai chegando ao final em alguns municípios mais afetados pela seca. Porém, em algumas regiões tiveram chuvasintensas, que causaram danos em vários municípios, resultando em alagamentos e dificuldades para a mobilidade em estradas rurais.
Mas, apesar de intensas em algumas localidades, a ponto de atrapalhar momentaneamente as atividades rurais, as chuvas foram importantes para recomposição hídrica do solo onde houve precipitação.Nas lavouras plantadas mais cedo, que estão em fase final de maturação e início de colheita, os rendimentos estão dentro da faixa esperada ou ligeiramente abaixo.
De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), onde ocorreram, as chuvas foram importantes para o desenvolvimento da cultura da soja, mas também favoreceram a ocorrência de doenças.Já as lavouras plantadas mais tarde, que ainda estão em fase de frutificação e enchimento de grãos, têm expectativa de maior quebra onde as chuvas estão mais escassas.
Conteúdos relacionados
Considerando o estágio atual da cultura, mesmo com o retorno das chuvas, a expectativa de recuperação das lavouras é baixa, segundo o Deral.
Fonte da notícia: Climatempo
