A Kerry, empresa líder mundial no desenvolvimento de soluções em Taste & Nutrition, lançou hoje uma nova pesquisa global que revela que as expectativas dos consumidores em relação à sustentabilidade estão evoluindo rapidamente, com um número crescente de demandas por mais benefícios sustentáveis em seus alimentos e bebidas. A pesquisa, que contou com mais de 14.000 consumidores entrevistados, em 18 países, revela as principais associações dos consumidores com sustentabilidade, e é uma das maiores pesquisas desse tipo já realizada até hoje. Na América Latina, foram entrevistados 4.788 consumidores nos países: México, Brasil, Colômbia, Argentina e Guatemala.
A pesquisa mostra que, 49% dos consumidores estão agora considerando o fator sustentabilidade ao comprar alimentos e bebidas em vários níveis, e que a compreensão do consumidor sobre a questão está evoluindo de responsabilidade ambiental e social para incluir bem-estar sustentável e nutrição sustentável. Na América Latina, 75% dos consumidores são influenciados pela sustentabilidade ao comprar alimentos e bebidas em uma loja e, 72% ao comprar em um restaurante. Isso significa que associações típicas com sustentabilidade, como embalagens sustentáveis, preservação do meio ambiente e ajuda comunitária são agora consideradas como padrão para muitas pessoas. Os consumidores, particularmente aqueles situados nos mercados mais amadurecidos em relação a sustentabilidade, como o Brasil, estão considerando a sustentabilidade como algo que os afeta diretamente, e sobre o qual podem ter impacto, tais como a redução de resíduos alimentares, saúde pessoal e nutrição e alegações de rótulos limpos, tais como "de origem local", "sem ingredientes artificiais" e "orgânicos". Na América Latina, o interesse é maior do que em outras regiões, com 75% dos consumidores dizendo que esses atributos de sustentabilidade têm uma forte influência em suas decisões de compra.
A sustentabilidade é a prioridade dos consumidores em todo o mundo, como revela a pesquisa, em que 84% dos entrevistados acreditam que é importante que cada pessoa contribua para a sustentabilidade. No entanto, a maior barreira para a adesão da sustentabilidade continua a ser a falta de compreensão dos consumidores sobre seu impacto pessoal no planeta, embora três em cada quatro esperem que as empresas invistam em sustentabilidade.
Comentando os resultados do estudo, Soumya Nair, Diretora de Insights da Kerry disse:
"Esta pesquisa revelou alguns resultados realmente surpreendentes que posicionaram a sustentabilidade como um fator obrigatório e não um diferencial entre os consumidores. É interessante ver a ascensão de associações intrínsecas de sustentabilidade não só em mercados mais maduros como o Reino Unido, Benelux e França, mas em todos os países. Estes consumidores com uma visão de sustentabilidade procuram ativamente produtos alimentares e bebidas que tenham um impacto significativamente positivo no planeta, bem como na sua saúde e bem-estar pessoal, procurando produtos com rótulos limpos e ingredientes de origem local. Além disso, as diferentes expectativas em relação à demografia dos consumidores mostram como eles esperam que as empresas vão além de questões como embalagens sustentáveis, emissões de carbono e conservação da água". "Estas conclusões têm grandes implicações para a indústria de alimentos e bebidas, uma vez que nos encontramos claramente num momento significativo e crítico no que diz respeito à nutrição sustentável. Ao ajudar os consumidores a acessar produtos mais sustentáveis, podemos ajudá-los a se alimentar de forma mais saudável, com menos desperdício e, como resultado, melhorar as comunidades locais".
"A pesquisa que realizamos no relatório Kerry: Sustainability in Motion, nos dá uma imagem clara da transformação dos consumidores em direção a um estilo de vida mais sustentável. É impressionante ver como, apesar de um ano tão controverso, os consumidores continuam a priorizar atributos de sustentabilidade em suas decisões de compra de alimentos e bebidas. No entanto, é crucial compreender a percepção do consumidor latino-americanos sobre a sustentabilidade. Enquanto vemos como eles associam questões como saúde e nutrição à sustentabilidade e procuram produtos que satisfaçam suas expectativas, uma das maiores barreiras para se tornar mais sustentável é a falta de confiança nas marcas e o apoio da indústria alimentícia. É importante entender, como indústria de alimentos e bebidas, quais são os atributos prioritários para os consumidores e como alcançá-los para apoiá-los em sua jornada de sustentabilidade". - Deni Sheridan, diretora de Consumer Insights and Data da Kerry LATAM.
Na pesquisa se destacaram quatro tipos de consumidores-chave, com base em seu entendimento e nível de adoção da sustentabilidade. Estes quatro tipos de consumidores conscientes da sustentabilidade estão em diferentes pontos da "curva de adoção da sustentabilidade" e Kerry os classificou como; Inativos, Passivos, Seguidores e Frontrunners (Pioneiros).
O interesse em torno da sustentabilidade variou com as faixas etárias, sendo os "Millennials" (1980 - 1989), os Frontrunners, os, mais suscetíveis a estarem profundamente envolvidos com a questão (37%). Enquanto, os seguidores (41%) são classificados como empenhados e dispostos a agir, mas esperam que os fabricantes, marcas e autoridades externas, tais como os governos, assumam a liderança na abordagem das questões de sustentabilidade. Curiosamente, é provável que este grupo seja mais jovem que os Millennials e a geração Z, ou seja, são os nascidos de 1999 a 2004. Os Passivos (17%) estão preocupados com a sustentabilidade, mas não compreendem o seu próprio impacto, enquanto os Inativos (5%) preocupam-se um pouco, mas não tomam quaisquer medidas, e o preço é uma barreira significativa à compra de produtos mais sustentáveis.
Com a Kantar estimando o poder de compra geral dos consumidores que já estão engajados com a sustentabilidade em US ﹩ 382 bilhões, há uma oportunidade significativa para os produtores e fabricantes de alimentos, a medida em que mais e mais consumidores se tornam conscientes sobre sustentabilidade e suas demandas de sustentabilidade evoluem ao longo da curva de adesão de sustentabilidade.
* A Kerry entrevistou mais de 14.000 consumidores em 18 países da América do Norte, Europa e América Latina, incluindo a América Latina: Reino Unido, França, Suécia, Alemanha, Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo, Canadá, Espanha, EUA, Itália, Polónia, Brasil, México, Guatemala, Argentina, Rússia e Colômbia
Sobre a Kerry:
A Kerry é líder mundial no desenvolvimento de soluções em Taste & Nutrition e principal parceira para as indústrias de alimentos, bebidas e farmacêutica. Sua ampla base tecnológica, modelo de negócios centrado no cliente e capacidade de soluções integradas líderes da indústria a posicionam como a melhor parceira na co-criação. É a inovação com os clientes que permite a criação de produtos de grande sabor, com melhor nutrição e funcionalidade, ao mesmo tempo que garante um melhor impacto para o planeta. Em 1994, a Kerry começou a operar na América Latina, iniciando as atividades no México. Em 1998, a empresa foi estabelecida no Brasil. Atualmente, a Kerry está presente em oito países da América Latina com 13 fábricas, 6 escritórios comerciais e 2 centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Aplicação. Empregando mais de 26.000 pessoas em todo o mundo, incluindo mais de 1.000 cientistas de alimentos, e sua presença global se estende através de 148 fábricas em 32 países, a Kerry cria um mundo de nutrição sustentável. Seu objetivo é alcançar mais de 2 bilhões de consumidores com suas soluções até 2030. Para mais informações, visite
www.kerry.com.br
Para obter mais informações, baixe o relatório completo da Kerry no link abaixo: