Propriedade foi ocupada neste sábado (7), dois dias após outra invasão no Noroeste do Estado
O Sistema FAEP repudiou com veemência a nova invasão de propriedade rural registrada no Paraná, a segunda em um intervalo de apenas três dias. Na manhã deste sábado (7), cerca de 250 integrantes da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL) ocuparam a sede da Fazenda São Jorge, localizada em Quedas do Iguaçu, na região Oeste do Estado. O episódio ocorreu apenas dois dias após a ocupação de uma fazenda em Umuarama por cerca de 100 famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Após o ocorrido, o Sistema FAEP e o Sindicato Rural de Quedas do Iguaçu acionaram o comando da Polícia Militar do Paraná, que já realizou o isolamento da área invadida. “Exigimos a desocupação imediata e as garantias para que os nossos produtores possam exercer seus afazeres sem risco”, reforçou Meneguette.
Além das medidas locais, a FAEP também recorreu à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), solicitando apoio na defesa do Marco Temporal — que define que demarcações de terras indígenas devem se limitar à data da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988 — como forma de assegurar segurança jurídica aos produtores.
O Sistema FAEP e o Sindicato Rural local seguem acompanhando o caso de perto e oferecendo apoio direto ao proprietário da área invadida, bem como aos demais produtores da região.