Conab discute papel das estatais na segurança alimentar
A Companhia apresentou medidas para enfrentar a fome e apoiar a produção agropecuária sustentável

Conab reforça papel das estatais na segurança alimentar e na sustentabilidade. Foto: Conab / Divulgação

Nesta quarta-feira (15), a Conab participou do Encontro Global sobre Empresas Estatais e Ação Climática, promovido pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) em parceria com a Petrobras, no Rio de Janeiro. Representaram a estatal a diretora administrativa, financeira e de fiscalização, Rosa Neide Sandes, e o superintendente de gestão de riscos, Marcelo Gayardi.
Rosa Sandes foi palestrante no painel “Ação Climática, Transição Justa e Segurança Alimentar”, com a exposição “Conab: Sustentabilidade e Transição Energética”. Ela destacou a importância da Companhia em articular estoques reguladores para garantir abastecimento e segurança alimentar, mesmo diante de eventos climáticos extremos. Além disso, apresentou medidas que tornam a Conab mais resiliente e capaz de apoiar a agricultura familiar.
De acordo com a diretora, o planejamento conjunto das estatais é fundamental para ampliar o alcance das políticas públicas e assegurar produção sustentável, transição energética e abastecimento. Ela lembrou que, graças a esse trabalho, o Brasil saiu do Mapa da Fome da ONU, embora ainda haja mais de 8 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar.
O evento reuniu líderes de estatais brasileiras e especialistas internacionais para discutir o papel das empresas públicas na economia verde. Foram debatidos investimentos em infraestrutura e tecnologia sustentável, a importância da transição para uma economia de baixo carbono e estratégias para garantir sistemas alimentares resilientes. A iniciativa integra os preparativos para a COP 30, que ocorrerá em Belém (PA).
