USDA revisa números e reforça oferta global de grãos em 2025/26
Mesmo com revisões em países produtores, oferta global segue equilibrada e mantém cenário confortável para os principais grãos
Relatório indica que revisões na produção não alteram o equilíbrio do mercado global de grãos. Foto: Canva
As revisões do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para a safra 2025/26 indicam um cenário de oferta global mais confortável para os principais grãos. Apesar de ajustes pontuais em países produtores, o balanço internacional segue equilibrado, segundo o Radar Agro, da Consultoria Agro do Itaú BBA.
Para a soja, o USDA manteve uma perspectiva de produção elevada na América do Sul. O Brasil continua com projeção robusta, sustentada pelo desempenho das principais regiões produtoras. Já a Argentina teve revisões associadas às condições climáticas mais irregulares ao longo do ciclo. Mesmo assim, a oferta global segue suficiente para atender à demanda.
No mercado de milho, o relatório trouxe uma revisão positiva da produção mundial. O avanço reflete, principalmente, o desempenho de grandes produtores. Com isso, os estoques finais globais aumentaram, reduzindo pressões de curto prazo sobre os preços internacionais.
Segundo o Itaú BBA, o conjunto de dados reforça a leitura de um mercado mais equilibrado em 2025/26. Ainda assim, a instituição destaca que os preços seguem sensíveis a fatores climáticos e a novas revisões do USDA ao longo do ano.
