Clima impulsiona colheita de mandioca no início de 2026
Apesar do avanço dos trabalhos no campo, retomada gradual das indústrias ainda limita a demanda pela raiz
Condições climáticas favoráveis permitem avanço da colheita de mandioca. Foto: Canva
O clima tem favorecido a colheita de mandioca neste começo de ano, segundo pesquisadores do Cepea. As condições climáticas mais estáveis permitiram o avanço dos trabalhos no campo, especialmente nas principais regiões produtoras.
No entanto, a demanda pela raiz segue limitada. Isso ocorre porque as unidades industriais retomam o processamento de forma gradual, o que restringe o volume de compras neste início de ano. Como reflexo desse cenário, os preços da raiz apresentaram apenas pequenas variações.
No mercado de fécula, apenas uma parcela das fecularias voltou a operar. Enquanto isso, a maioria das unidades se organiza para iniciar os trabalhos ao longo desta semana. As indústrias que já retomaram as atividades têm priorizado a entrega de contratos firmados anteriormente.
Já no segmento de farinhas, a demanda mostrou leve recuperação. Um número maior de compradores esteve ativo no mercado, sinalizando melhora pontual no consumo. Ainda assim, segundo pesquisadores do Cepea, as empresas do setor seguem priorizando o cumprimento de contratos da safra passada, garantindo o fluxo das entregas já negociadas.
