HOME | AGRICULTURA | Safra

Segundo FAEP, Estado do Paraná deve recuperar posição no ranking nacional de soja

Para a entidade, chuvas em boa quantidade durante o ciclo da oleaginosa favoreceram a safra paranaense e Estado deve retomar o posto de segundo maior produtor nacional de soja na temporada 2024/25

Redação RuralNews
Publicado em 15/01/2025 | 16:09:00 1109 Views
O Paraná deve retomar o posto de segundo maior produtor nacional de soja na temporada 2024/25, segundo a Federação da Agricultura do Estado do Paraná. A entidade se baseia em dados do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura do Estado do Paraná (Seab), que mostram que a estimativa é de que os produtores paranaenses colham 22,1 milhões de toneladas, em 5,7 milhões de hectares cultivados.

Isso corresponde a 500 mil toneladas a mais em relação aos gaúchos, que ganharam a posição na safra passada e nesta safra devem colher 21,6 milhões de toneladas. O Mato Grosso segue no topo do ranking, com 44 milhões de toneladas.A safra paranaense acabou beneficiada pela maior ocorrência de chuvas desde o início do plantio, favorecendo o desenvolvimento da cultura.

A entidade alerta que, mesmo assim, a irregularidade das precipitações afetou o potencial produtivo de parte das lavouras, especialmente nas regiões Oeste, Noroeste, Norte Central, Norte Pioneiro e Centro Ocidental. Para a FAEP, estas localidades devem registrar queda do potencial produtivo, ainda que de forma menos severa do que o ocorrido na safra passada.

“Até o momento, a Seab revisou a estimativa de produtividade nas regionais de Toledo e de Umuarama, com redução de 3 e 7%, respectivamente, em relação à estimativa inicial. Esses números já consideram as perdas climáticas nesses locais”, destaca Ana Paula Kowalski, técnica do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP.

A média estadual de produtividade deve ficar na casa das 64 sacas por hectare, de acordo com a estimativa do Deral realizada em dezembro. No entanto, relatos recebidos pelo Sistema FAEP de produtores das regionais de Toledo e Campo Mourão indicam rendimento variando de 45 a 54 sacas por hectare nesse início de colheita.
O Mato Grosso segue no topo do ranking, com 44 milhões de toneladas

Com dados do site da FAEP

TAGS:

Comentários

Nenhum comentário até agora... Seja o primeiro a comentar!

Comente a matéria:

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
Banner publicitário
ATENÇÃO! Esse site usa cookies - Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento e a nossa Política de Privacidade.