Os nematóides são parasitas microscópicos que vivem no solo e que se alimentam de raízes de plantas, abrindo caminhos para infecções fúngicas. A doença afeta a sanidade vegetal, a qualidade e o rendimento dos cultivos. Estima-se que causem prejuízos anuais de até $ 150 bilhões no mundo. No Brasil, os nematóides causam perdas estimadas em mais de US$ 5,4 bilhões por ano apenas nas lavouras de soja.
Agora, para apoiar os produtores quanto a capacidade de tomada de decisão, a Syngenta conta com o Nema Digital, ferramenta da Cropwise, a plataforma de agricultura digital da Syngenta, que utiliza tecnologia de modelagem computacional para rastrear por meio de um banco de dados histórico em quais áreas e momentos os nematóides podem se infestar, evitando prejuízos na lavoura da soja e entendendo a dinâmica do cultivo.
A Coordenadora de Novos Negócios da Syngenta Digital, Mariana Calaça, explica que a tecnologia utiliza um algoritmo e imagens de satélite para gerar mapas das áreas possivelmente afetadas por nematóides. Por meio desse processo, é feita uma análise histórica das últimas 4 safras.
Entre os benefícios da ferramenta, Mariana destaca a possibilidade de uma prescrição customizada para cada talhão, maior eficiência na aplicação de acordo com as zonas de risco de dano econômico por nematoide e a economia e sustentabilidade ao se aplicar nematicida somente em zonas de risco econômico.