Cotações sobem com a Quaresma, mas peso elevado dos peixes mantém ritmo de valorização contido
Os preços da tilápia, viva ou no gelo, registraram alta em praticamente todas as regiões acompanhadas pelo Cepea em abril.
Conforme colaboradores do Centro de Pesquisas, essa valorização já era esperada pelo setor devido ao período da Quaresma, tradicionalmente associado ao aumento no consumo de peixes. No entanto, o avanço nas cotações foi limitado pela maior oferta, já que muitos peixes ainda apresentavam peso elevado.
De acordo com levantamento do Cepea, na região dos Grandes Lagos — que abrange o noroeste do estado de São Paulo e a divisa com o Mato Grosso do Sul — o preço médio da tilápia foi de R$ 8,06/kg em abril, representando alta de 3,4% em relação ao mês anterior.
No cenário externo, tanto o volume quanto a receita com as exportações de tilápia caíram em abril frente a março. Ainda assim, os números ficaram acima dos registrados em abril de 2024. Segundo dados da Secex, as exportações somaram 1.533 toneladas, queda de 1,9% no comparativo mensal, mas expressivo aumento de 82,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
A receita atingiu US$ 5,8 milhões, recuo de 17,6% em relação a março, porém crescimento de 49,4% na comparação anual.