Além de saboroso, o pescado é uma proteína magra fonte de energia e de nutrientes importantes para o organismo humano, como ômega-3, ferro, zinco, cálcio e vitaminas do complexo B. No Brasil, o consumo ainda é vinculado a períodos específicos do ano, como a Semana Santa e o Natal.
Considerada uma "segunda Quaresma", a Semana do Pescado, em edições anteriores, mostrou um aumento entre 30% e 50% nas vendas no varejo no período da campanha, que vai até 15 de setembro.
Segundo o secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério, Jorge Seif, o Brasil tem a maior ictiofauna do mundo, o que nos permite experimentar essa grande variedade de espécies.
"O brasileiro gosta do peixe na brasa, do bobó de camarão, da caldeirada. Então, a Semana do Pescado serve para incentivar o consumidor a experimentar novas espécies, testar novas receitas, visitar restaurantes. Isso aumenta o consumo, o que, consequentemente, também impacta na cadeia produtiva, reduzindo a importação e impactando nos preços dos produtos”, explica.
O Brasil se destaca por ser um grande produtor desta proteína animal, além de possuir uma diversidade de espécies aquáticas de água doce e água salgada. Além de peixes, o pescado reúne crustáceos (camarões), moluscos (ostras e mexilhões), anfíbios (rãs), répteis (jacaré e tartarugas), equinodermos (ouriços e pepinos-do-mar) e outros animais aquáticos usados na alimentação humana.
O pescado ainda pode ser produzido através da atividade agropecuária, conhecida também, como aquicultura. Hoje, o país ocupa a 15ª posição na produção de peixes em cativeiro, e é o 8º na produção de peixes de água doce.
Esta atividade, sendo praticada de forma adequada e sustentável, pode auxiliar nas Metas mundiais da OMS para reduzir a má nutrição até 2030, e ainda, por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), colocar fim à fome, garantir segurança alimentar e gerar melhoria da nutrição da população.
Assim, a Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta que o consumo dessas proteínas deve ser semanal, em pelo menos duas refeições. Isso significa uma média de 12 kg por pessoa ao longo de um ano, de acordo com a FAO. O brasileiro, no entanto, está um pouco abaixo da média, com um consumo anual de cerca de 9 kg.
Para incrementar o consumo nacional, a Semana do Pescado promove a comercialização de diferentes espécies em todo o país e compartilha receitas. O pescado está presente em diversos pratos típicos das regiões do Brasil, podendo ser preparado frito, assado, ao molho, e elaborado com ingredientes locais e frescos, carregando a diversidade cultural brasileira.