HOME | AGRICULTURA | Pecuária leiteira

Selantes para mastite melhoram saúde mamária das vacas e qualidade do leite

Para melhorar a saúde mamária das vacas, os selantes para tetos aparecem como uma solução eficaz para o controle da mastite, afirma veterinário

Foto do autor Redação RuralNews
09/01/2025 |

Quem vive a realidade da pecuária de leite sabe: a mastite é uma das doenças mais prevalentes e prejudiciais da atividade, afetando diretamente a qualidade do leite e a produtividade dos rebanhos, comprometendo o resultado econômico. Para melhorar a saúde mamária das vacas, os selantes para tetos aparecem como uma solução eficaz para o controle da mastite. "O uso desse recurso visa proteger os úberes e minimizar a propagação de infecções", informa o médico-veterinário Renato Coser.

O selante cria uma camada protetora que preserva a integridade do úbere, principalmente em ambientes que favorecem a proliferação de agentes causadores de mastite, como umidade e impurezas
Renato Coser, médico-veterinário

A mastite bovina é uma doença infecciosa que afeta a glândula mamária das vacas, principalmente as leiteiras, e é causada por microorganismos. A doença é caracterizada por um processo inflamatório que leva a alterações no leite, como mudanças na cor e consistência, e a uma redução na produção de leite.

A doença pode ser causada por uma grande variedade de agentes, como bactérias, fungos, leveduras, micoplasmas e algas. A maioria das infecções é causada por bactérias. O especialista explica que o selante para mastite é aplicado diretamente nos tetos das vacas, de forma intramamária, formando uma barreira protetora que impede a entrada de patógenos, como as bactérias, e reduz o risco de infecções.

"Sua aplicação é feita em vacas no fim da lactação, geralmente após o tratamento de vaca seca, o selante cria uma camada protetora que preserva a integridade do úbere, principalmente em ambientes que favorecem a proliferação de agentes causadores de mastite, como umidade e impurezas."

Renato ressalta que, antes de aplicar o produto, utiliza-se um antibiótico intramamário (geralmente de absorção lenta) e, em seguida, o selante é aplicado. Esse protocolo (antibiótico + selante) trata as mastites subclínicas e reduz a taxa de novas infecções durante o período seco.

TAGS:
#Mastite
# pecuária # slantes para mastite # saúde mamária # qualidade do leite # pecuária leiteira
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

O portal RuralNews é uma iniciativa que leva diariamente informações, novas tecnologias e as novidades do agronegócio do Brasil para o produtor rural e toda a cadeia produtiva do segmento. Reportagens, cotações diárias, vídeos, podcasts, artigos e muito mais!

São Paulo/SP | Ribeirão Preto/SP | Porto Alegre/RS | Cascavel/PR | Rio Verde/GO | Campo Grande/MS

© 2024 Newmídia Comunicação, Todos os direitos reservados.

Design por Lápis Digital


ATENÇÃO! Esse site usa cookies - Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento e a nossa Política de Privacidade.