Concurso premiará vacas holandesas com maior produtividade na Fenasul

Evento será realizado de 15 a 19 de maio, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio
Imagem do autor

Publicado em 23/04/2024

O concurso leiteiro será um dos momentos mais esperados da 18ª Fenasul e 45ª Expoleite, que ocorrerá de 15 a 19 de maio no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). E as regras são bastante simples, conforme o presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) e presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) Marcos Tang. “O concurso leiteiro é muito fácil para acompanhar: a campeã será a que produzir mais leite”, afirma.

As vacas da raça holandesa serão sujeitas a cinco ordenhas, com intervalo de oito horas. As duas maiores marcas serão descartadas. Valerão para nota, as três ordenhas menores perfazendo, assim, 24 horas. “E este será o resultado em que apontaremos as campeãs do concurso leiteiro, tanto na categoria Jovem quanto na Adulta,” explica o dirigente.São consideradas jovens as vacas de dois, três anos de vida. Já as adultas são consideradas a partir de quatro anos, o que permite a escolha de duas campeãs do torneio leiteiro, Jovem e Adulta.
venca o concurso a vaca que produzir mais leite
venca o concurso a vaca que produzir mais leite

“Claro, tem uma vaca que produz mais, normalmente é a adulta, mas às vezes uma jovem pode superar”, observa.O presidente da Gadolando espera várias inscrições, mas principalmente fortes concorrentes produzindo cifras boas de leite. Tang ressalta que, geralmente, a campeã produz perto de 80 litros, mas pondera que, acima de 50 litros, já são consideradas produções muito boas.
O dirigente faz questão de salientar que no concurso leiteiro da Gadolando é vedada qualquer substância aditiva injetável. “Portanto, a vaca precisa produzir essa quantidade de leite alimentando-se naturalmente, o que torna o concurso leiteiro muito real, limpo e seguro”, garante.

A campeã será conhecida no dia 16 de maio, uma quinta-feira, e na sequência haverá o tradicional banho de leite nos criadores e cabanheiros das campeãs do concurso leiteiro. O material usado na comemoração é uma mistura de leite de descarte, portanto impróprio para consumo humano, água morna e cal.Tang destaca, ainda, que o concurso leiteiro é obrigatório para quem está concorrendo ao prêmio da Vaca Exceleite Suprema, que será entregue na 47ª Expointer, em agosto.
A premiada será a vaca que somar mais pontos tanto no concurso leiteiro como de pista, o morfológico. Será somada a pontuação de três feiras: uma de interior, que faça parte do circuito oficial da Gadolando, mais Fenasul Expoleite e Expointer.A Fenasul Expoleite é uma promoção da Gadolando e da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), com co-promoção da Prefeitura de Esteio, Farsul, Fetag/RS, Febrac e apoio de outras entidades.



Faturamento


Em 2023, a Fenasul Expoleite teve cerca de 1,2 mil animais inscritos entre as raças Holandesa, Jersey, Gir, Girolando e búfalas leiteiras, coelhos, cavalos e gado de corte. E contou com a participação de 32 agroindústrias familiares, com um faturamento de R$ 252 mil. A Multifeira de Esteio registrou vendas na ordem de R$ 4,6 milhões.





TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.