Pressão mais intensa na arroba do boi gordo é esperada na semana de 13 a 17/05

Um dos fatores que levam a essa condição é a redução da capacidade de lotação das pastagens, que resultou em ofertas de preços menores para gado pronto
Fabiano Reis
- Especial para Rural News
Publicado em 10/05/2024

O mercado do boi gordo, já pressionado nesta semana, com propostas abaixo da referência e uma sexta-feira de muitas indústrias fora da ponta compradora, contrasta com a melhora no consumo interno, mas, principalmente, com as exportações brasileiras de carne bovina. O ano de 2024 foi o de maior volume de embarques para um mês de abril da história, totalizando 208,05 mil toneladas embarcadas.



A semana, que já conta com uma movimentação intensa no comércio varejista de carne bovina do Brasil, também é o mesmo período no qual as escalas das indústria frigoríficas subiram e, este alongamento, somado ao fato da redução da capacidade de lotação das pastagens, resultou em ofertas de preços menores para gado pronto.



Uma observação importante: o número de indústrias que não apareceram no mercado nas últimas quinta e sexta-feira, dias 9 e 10, é a maior desde fevereiro pelo menos, o que abre uma expectativa de voltarem aos negócios na semana de 13 a 17 ofertando valores mais baixos pela arroba do gado pronto, principalmente em São Paulo, Mato Grosso do Sul e norte do Paraná.



Os números da exportação brasileira, de acordo com a Secex – Secretaria de Comércio Exterior, com 208,05 mil toneladas exportadas, com 9,4 mil toneladas de média diária e receita para a indústria frigorífica exportadora em US$ 942,795 milhões, 45% superior ao faturado no mesmo mês em 2023.


Sobre o autor Fabiano Reis

Fabiano Reis é jornalista econômico, especialista em Marketing rural e mestre em Produção e Gestão Agroindustrial. Editor de economia e agricultura do Canal do Boi, onde apresenta o programa AgriculturaBR. É colunista econômico em diversos veículos de imprensa. Professor universitário nos cursos de Administração e Comunicação Social. Palestrante nas áreas de comunicação e agronegócio; Apresentador de eventos e feiras. Publicou os livros Reflexos sobre o nada nos mares do Pantanal, Life Editora, 2011 (livro poesias); A interação da pecuária brasileira, Nelore MS, 2012; Nelore: mostra a força de uma raça, Nelore MS, 2010; O perfil do comércio varejista de carne bovina de Campo Grande-MS, dissertação de mestrado, UNIDERP, 2005; Redação e revisão do livro Organização e Valor para Comércio Varejista de Carne, SEBRAE, 2004.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.