Na semana boi subiu nos mercados físico e futuro

Nesta sexta-feira, 12, os negócios foram R$ 246,85/arroba na posição de outubro, e 246,95 para novembro, altas de 0,50% e 0,18%
Imagem do autor
- Especial para Rural News
Publicado em 12/04/2024

A semana chegou ao final com movimentação heterogênea para o mercado da pecuária bovina de corte, mas confirmando a estabilidade de preços e com alguns ganhos pontuais em estados produtores. O fato é que valorização existe para arroba, está chovendo (o que muda as articulações de oferta de animais para abate), as exportações seguem em ritmo muito forte, boi sobe no mercado futuro e, anotem aí, cedo ou tarde o milho vai subir.

Vou começar a argumentação pelo último dados adicionados ao “lead”, primeiro parágrafo do artigo, e falar sobre a produção de milho no Brasil. Os preços são baixos para os produtores do cereal, mercado que segue limitado e com poucas negociações. Evidentemente, o fator desanimou agricultores que reduziram as áreas de cultivo, produção e produtividade (reflexo de clima e menor investimento).
(Foto: Wenderson Araujo/Trilux/CNA)
(Foto: Wenderson Araujo/Trilux/CNA)

Enfim, a estimativa de produção de milho total no 7º levantamento da Conab para a safra de grãos é de 110,96 milhões de toneladas, 15,9% menor que a temporada anterior. Mais do que isso, o estoque final da safra está estimado em 5,58 milhões de toneladas, o menor desde 2017, pelo menos. O milho em algum momento sobe, assim como o boi, no mercado futuro, na B3, mostra força.
Nesta sexta-feira, dia 12, os negócios atingiram R$ 246,85 por arroba na posição de outubro, e 246,95 no contrato de novembro, altas de 0,50% e 0,18%, em um movimento que mostra viabilidade para atividades de confinamento, por exemplo.

Embarques

A média diária de embarques de carne bovina em abril está em 10 mil toneladas por dia, como já comentei por aqui. Ao mesmo tempo, o pecuarista ganha robustez e eleva a resistência em relação aos preços ofertados abaixo da referência. Do outro lado, as escalas de 8 a 9 dias são confortáveis. Com os fatores citados, temos o resumo da semana e que deve ser a tônica da próxima: estabilidade com um ou outro rali para compra de bovinos prontos para o abate.


Sobre o autor

Fabiano Reis é jornalista econômico, especialista em Marketing rural e mestre em Produção e Gestão Agroindustrial. Editor de economia e agricultura do Canal do Boi, onde apresenta o programa AgriculturaBR. É colunista econômico em diversos veículos de imprensa. Professor universitário nos cursos de Administração e Comunicação Social. Palestrante nas áreas de comunicação e agronegócio; Apresentador de eventos e feiras. Publicou os livros Reflexos sobre o nada nos mares do Pantanal, Life Editora, 2011 (livro poesias); A interação da pecuária brasileira, Nelore MS, 2012; Nelore: mostra a força de uma raça, Nelore MS, 2010; O perfil do comércio varejista de carne bovina de Campo Grande-MS, dissertação de mestrado, UNIDERP, 2005; Redação e revisão do livro Organização e Valor para Comércio Varejista de Carne, SEBRAE, 2004.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.