Abates em Mato Grosso seguem acelerados e arroba começa semana na estabilidade

O primeiro trimestre registrou 1,76 milhão de cabeças abatidas, 30,8% superior ao mesmo período de 2023
Imagem do autor
- Especial para Rural News
Publicado em 15/04/2024

Como era esperado, a semana começou como a última para o mercado do boi gordo, em estabilidade, somado a uma segunda-feira, dia 15, lenta, como é tradicionalmente, com volume menor de negócios, mas preços firmes. As parciais de exportação seguem apontando para um forte volume a ser registrado no mês de abril.

Quem também segue muito aquecido é o volume de abates de bovinos no Brasil, e um exemplo relevante é o Mato Grosso.
(Foto: Wenderson Araujo/Trilux/CNA)
(Foto: Wenderson Araujo/Trilux/CNA)

O primeiro trimestre registrou 1,76 milhão de cabeças de gado, 30,8% superior ao mesmo período do ano passado, que já vinha com elevação. O recorde foi divulgado pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA) e Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA).

Volume exportado

Nesta segunda a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), apresentou os dados parciais para o volume exportado de carne bovina fresca, refrigerada ou congelada, até a segunda semana de abril. Até o momento, os embarques registraram 104,3 mil toneladas, com média diária de 10,4 mil toneladas, alta de 70,6%, se comparado a abril de 2023.
Os próximos dias devem ser de chuvas volumosas na maior parte do país. Os volumes têm ajudado a mudar as tendências para as negociações de bovinos no país, garantindo maior capacidade de mantença dos animais nos pastos e, com isso, resistência a ofertas abaixo do preço de referência.


Sobre o autor

Fabiano Reis é jornalista econômico, especialista em Marketing rural e mestre em Produção e Gestão Agroindustrial. Editor de economia e agricultura do Canal do Boi, onde apresenta o programa AgriculturaBR. É colunista econômico em diversos veículos de imprensa. Professor universitário nos cursos de Administração e Comunicação Social. Palestrante nas áreas de comunicação e agronegócio; Apresentador de eventos e feiras. Publicou os livros Reflexos sobre o nada nos mares do Pantanal, Life Editora, 2011 (livro poesias); A interação da pecuária brasileira, Nelore MS, 2012; Nelore: mostra a força de uma raça, Nelore MS, 2010; O perfil do comércio varejista de carne bovina de Campo Grande-MS, dissertação de mestrado, UNIDERP, 2005; Redação e revisão do livro Organização e Valor para Comércio Varejista de Carne, SEBRAE, 2004.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.