Preço do ovo é recorde na média mensal, segundo Cepea
Em fevereiro os valores médios são os maiores da série do histórica do Cepea desde o começo do levantamento em 2013
Mesmo com o aumento esperado para o período, o preço dos ovos seguem em alta no final de fevereiro.
Mesmo com o encerramento dos preços ontem (quinta-feira 27/02) em leve queda de 0,77% nos estados do Espírito Santo (ES) e Pernambuco (PE), cotados a R$229,53/cx e R$226,78/cx respectivamente, segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) as cotações são as maiores da série.
Os preços médios desta parcial de fevereiro (até o dia 26) são recordes em Mirandópolis/Guararapes (SP) e na Grande Belo Horizonte (MG). A série do Cepea se iniciou em 2013 nestas praças.
Nesta segunda quinzena do mês, agentes consultados pelo Centro de Pesquisa têm relatado desaceleração nas vendas para o varejo, reflexo do repasse dos expressivos aumentos ao consumidor final e do período do mês, em que o poder de compra da população tende a ser menor.
Apesar da redução no volume de negociações, os estoques da proteína seguem baixos. Porém, as cotações chegaram a ceder em algumas regiões nesta semana.
Fator Clima
Segundo pesquisadores do Cepea, a quinta onda de calor prevista para os próximos dias acende um alerta para o setor, visto que isso compromete o bem-estar das aves, a produção e a qualidade dos ovos, especialmente a resistência da casca.
Colaboradores do Centro de Pesquisas afirmam que as temperaturas elevadas já estão resultando na mortalidade de galinhas em algumas regiões do país.
Fonte: Cepea
