Alta no preço dos ovos chega a 60% em uma semana
Os preços dos ovos registraram forte valorização na primeira quinzena de janeiro, impulsionados pela retomada do consumo e pela melhora no ritmo de vendas
Retomada do consumo impulsiona os preços dos ovos na primeira quinzena de janeiro. Foto: Canva
Os preços dos ovos encerraram a primeira quinzena de janeiro em alta em todas as regiões acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A retomada do consumo no mercado final e a melhora no escoamento da produção contribuíram para o avanço das cotações.
De acordo com o Cepea, apenas na última semana analisada, entre os dias 7 e 14 de janeiro, a valorização da proteína chegou a quase 60%, refletindo o aumento da demanda após um período de vendas mais lentas no início do mês.
Apesar da forte reação recente, os levantamentos indicam que os preços médios praticados em janeiro ainda permanecem abaixo dos registrados em dezembro. Além disso, os valores também seguem inferiores aos observados no mesmo período do ano passado.
Mesmo com esse cenário, o movimento de alta observado nas últimas semanas sinaliza uma recuperação pontual do mercado, sustentada principalmente pelo consumo interno e pela maior procura no varejo.
