Poder de compra do avicultor frente ao milho cai ao menor nível do ano
Avicultores enfrentam queda no poder de compra em novembro, pressionados por custos de alimentação mais altos
Poder de compra do avicultor paulista recua em novembro e atinge o menor nível do ano frente ao milho. Foto: Canva
Os levantamentos do Cepea mostram que o poder de compra do avicultor de postura paulista frente ao milho voltou a cair em novembro. Esse é o terceiro mês seguido de recuo e já representa o menor patamar do ano, em termos reais, com os dados deflacionados pelo IGP-DI de outubro de 2025.
No caso do farelo de soja, o cenário também preocupa. O Centro de Pesquisas indica que o poder de compra recua há cinco meses. Em novembro, ele atingiu o menor nível desde fevereiro de 2025, também em valores reais.
Apesar disso, o comparativo anual segue positivo. A relação de troca dos produtores ainda registra avanços de até 20% frente ao farelo de soja e de até 11% em relação ao milho. Mesmo assim, pesquisadores apontam que o aumento da oferta interna pressionou as cotações dos ovos ao longo de novembro.
Em Bastos (SP), o branco tipo extra, a retirar (FOB), teve média de R$ 131,48 por caixa com 30 dúzias. O valor ficou 6% abaixo do de outubro. Para os ovos vermelhos, a média mensal foi de R$ 144,98 por caixa na região paulista, queda de 5,9%.
