INÍCIO AGRICULTURA Ovos

Ovos: conheça 5 formas diferentes de consumir no seu dia a dia

Ele é um alimento com vários benefícios e pode ser consumido todo dia! Separamos cinco maneiras de consumir um dos ingredientes mais versáteis da cozinha

Publicado em 08/12/2023

Um alimento com 13 vitaminas e minerais essenciais presentes em sua composição e um ingrediente das receitas que traz inúmeros benefícios para o organismo. Além de ser uma ótima fonte de proteína, o ovo contém todos os nove aminoácidos essenciais que devemos obter em nossa dieta. E alguns preparos específicos com o ovo trazem ainda vantagens individuais. Um ovo grande cozido contém vitaminas A, B5, B12, D, E, K, B6, Folato, Fósforo, Selênio, Cálcio, Zinco, proteína e gorduras saudáveis.

E o Brasil é um dos grandes produtores mundiais do alimento. O país produziu 4,9 bilhões de dúzias de ovos de galinha em 2022, o maior nível da série histórica iniciada em 1974. E a produção de ovos vem aumentando significativamente nos últimos anos. Com o crescimento da indústria surgiram novas formas de produção visando a sustentabilidade e o bem-estar animal. Ao mesmo tempo, novos tipos de ovos com maior qualidade nutricional para o consumidor foram desenvolvidos.
Polêmico, o ovo é considerado um alimento saudável desde que seu consumo não seja exagerado
Polêmico, o ovo é considerado um alimento saudável desde que seu consumo não seja exagerado

Os ovos fornecem energia ao organismo e até favorecem o ganho de massa muscular, melhorando as funções neurológicas, aumentando a imunidade e reduzindo o risco de diabetes e doenças cardiovasculares. É um produto de alto valor biológico tendo sua composição nutricional, em relação a suprir as necessidades humanas, só comparável ao leite materno humano
E o melhor é que, justamente pelo fato de o ovo poder ter vários preparos diferentes, ele pode ser incluído no plano alimentar sem te cansar de comer sempre a mesma coisa. A seguir, separamos algumas dicas para aproveitar ao máximo esse superalimento:

Ovos cozidosPrimeiramente, quem não ama um ovo cozido, né? Ele pode aparecer sozinho como um lanche saudável ou adicionado a saladas para aumentar a quantidade de proteína.
OmeletesPreparar omelete com ovos e vegetais é uma maneira saborosa de incorporar mais nutrientes à refeição. Além disso, você pode adicionar cogumelos, espinafre, tomate e queijo para um toque extra de sabor.

Ovos mexidosSão rápidos de fazer e podem aparecer com ervas frescas, queijo ou até mesmo pedaços de abacate para uma refeição saudável e satisfatória.

Egg wrapPara fazer um wrap de ovos, bata-os e despeje a mistura em uma frigideira para criar uma fina camada. Posteriormente, adicione seus recheios favoritos, como legumes e queijo, e enrole como um wrap.
Ovos pochêEsse não é tão comum no dia a dia, por isso, pode ser uma ótima opção para quando você quiser algo diferente. Ele é uma espécie de ovo cozido com gema mole e costuma ser comido no café da manhã, muitas vezes acompanhado de legumes e, além disso, algumas finas fatias de bacon.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.