Plantio da 2ª safra de milho no Brasil atinge 89,6%, segundo dados da Conab
Segundo dados da Conab, o plantio da 2ª safra de milho no Brasil atingiu 89,6% da área pretendida, ante 83,1% da semana passada, 92,3% do ano anterior e 90,4% da média histórica

O Estado do Rio Grande do Sul é o estado mais adiantado na colheita

A Conab informou, no começo da noite desta segunda-feira (17/03), que o plantio da 2ª safra de milho no Brasil atingiu 89,6% da área pretendida, ante 83,1% da semana passada, 92,3% do ano anterior e 90,4% da média histórica. Com isso o plantio permanece levemente atrasado em relação aos anos anteriores.
Enquanto isso, o produtor continua de olho no clima. A AgRural informou nesta segunda-feira (17/03) que com 97% da área planejada para plantio do milho safrinha no Centro-Sul concluído, a atenção dos produtores está voltada para o clima.
"Na semana passada, chuvas bem-vindas caíram no Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás, estados onde as lavouras já enfrentavam falta de umidade. As chuvas, no entanto, foram dispersas e não atingiram todas as áreas. No Mato Grosso, por outro lado, o milho continuou se beneficiando de uma boa combinação de chuvas e temperaturas", disse a consultoria.
EMBARQUES DENTRO DO ESPERADO
Em sua inspeção semanal de embarques dos EUA hoje, o USDA relatou embarques de milho totalizando 1.658.631 toneladas, abaixo das 1.844.188 toneladas do relatório anterior, mas dentro da faixa estimada pelos comerciantes, que era de 1 milhão a 1,95 milhão de toneladas.
O Estado do Rio Grande do Sul tem a colheita em estágio mais avançado no país. Os gaúchos já colheram 84% da área apta até o dia 16 de março, ante 80% da semana passada, 75% do ano anterior e 71% da média histórica. Segundo a Conab, No RS, as chuvas ocorridas e a priorização da colheita da soja reduziram a velocidade da colheita.
