HOME | Notícias | Mercado

Selic elevada pressiona ainda mais os preços dos alimentos

A nova elevação da Selic para um patamar anual perto de 14%, conforme deliberou o Copom nesta quarta-feira (3/08), significa pressão adicional sobre os preços dos alimentos, que já vêm sofrendo aumentos no Brasil e no mundo.

Selic elevada pressiona ainda mais os preços dos alimentos

Foto do autor
04/08/2022 |

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), Fábio de Salles Meirelles, alerta que a nova elevação da Selic para um patamar anual perto de 14%, conforme deliberou o Copom nesta quarta-feira (3/08), significa pressão adicional sobre os preços dos alimentos, que já vêm sofrendo aumentos no Brasil e no mundo. “Trata-se de um remédio forte e pouco eficaz para lidar com o processo inflacionário atual, cujas causas estão mais associadas à oferta de matérias-primas e insumos, como energia e petróleo, do que ao aquecimento da demanda. Meirelles acentua que a inflação brasileira, assim como ocorre no mundo, não é um fenômeno de demanda, contra o qual juros altos são eficazes, mas sim de oferta, que exige estímulo à produção. “Para esta segunda causa, não adianta ficar aumentando a Selic. O Brasil está dando dose exagerada de um remédio que traz severos efeitos colaterais. As taxas de juros já subiram muito e agora é momento de aguardar a convergência da inflação a patamares mais baixos”, pondera.

Ademais, o aumento dos juros impacta as expectativas e trava a economia, atingindo de modo direto o agronegócio, que precisa de taxas menores para o financiamento da safra e de atividades pecuárias.

Publicidade
Banner publicitário

Meirelles frisa que as linhas especiais de crédito do Plano Safra, embora sejam crescentes, são insuficientes para atender todos os produtores. “Pois bem, com a Selic ao redor de 14% ao ano, fica muito difícil, ou até impossível, contratar operações de crédito com taxas de juros livres”, conclui.

...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

TAGS: #notícias agrícolas # portal rural news
# notícias do agronegócio # portal de notícias # notícias do agro # agro o tempo todo
Publicidade
Banner publicitário