HOME | Notícias | Mandioca

Oferta limitada sustenta alta de preços da mandioca

Oferta limitada de mandioca e clima seco elevam preços, que registram a maior alta semanal desde 2021

Foto do autor Redação RuralNews
15/09/2025 |
1014

A última semana mostrou forte restrição na oferta de mandioca em todas as regiões acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A combinação de menor interesse pela venda e clima seco pressionou ainda mais o mercado, resultando em preços elevados.

Pesquisadores do Cepea explicam que produtores reduziram a venda de raízes de 1º ciclo por causa da menor rentabilidade. Essa decisão limitou ainda mais a oferta.

O clima seco também interrompeu a colheita em várias áreas. Essa condição reduziu diretamente a entrada de mandioca no mercado.

Esse cenário levou os preços da mandioca à maior elevação semanal desde outubro de 2021. Entre 8 e 12 de setembro, a média nominal a prazo da tonelada posta fecularia chegou a R$ 487,54 (R$ 0,8479/grama de amido). O valor foi o maior em oito semanas, com avanço de 4,3% em relação ao período anterior.

De acordo com o Cepea, as fecularias processaram 43,7 mil toneladas de mandioca na semana passada, queda de 8% frente à anterior. Na primeira quinzena de setembro, o volume recuou 20% em relação ao mesmo período de agosto.

A menor disponibilidade ampliou a ociosidade industrial. As fecularias trabalharam, em média, com 60,8% da capacidade instalada, o que reforça a pressão sobre o setor.

TAGS: #mandioca # demanda
# oferta # cotações mandioca # cepea
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

O portal RuralNews é uma iniciativa que leva diariamente informações, novas tecnologias e as novidades do agronegócio do Brasil para o produtor rural e toda a cadeia produtiva do segmento. Reportagens, cotações diárias, vídeos, podcasts, artigos e muito mais!

São Paulo/SP | Ribeirão Preto/SP | Porto Alegre/RS | Cascavel/PR | Rio Verde/GO | Campo Grande/MS

© 2024 Newmídia Comunicação, Todos os direitos reservados.