Oferta limitada impulsiona alta dos preços da mandioca
Mesmo com chuvas nas regiões produtoras, a oferta de mandioca segue restrita e os preços continuam em alta no mercado interno

Oferta limitada mantém os preços da mandioca em alta no mercado nacional. Foto: Canva

A oferta de mandioca segue limitada, mesmo com o retorno das chuvas em grande parte das regiões produtoras acompanhadas pelo Cepea. Muitos produtores que ainda possuem raízes de primeiro ciclo avaliam que a rentabilidade da matéria-prima está bastante comprometida, o que reduz a oferta no mercado.
Nesse cenário de disponibilidade abaixo das expectativas, os preços da mandioca registraram novas altas. Segundo levantamento do Cepea, a média nominal a prazo da tonelada posta fecularia alcançou R$ 569,56 (equivalente a R$ 0,9905 por grama de amido), representando elevação semanal de 1% e aumento acumulado de 5% nas últimas quatro semanas.
Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve desvalorização real de 11,3%, considerando o deflacionamento pelo IGP-DI. Entre os derivados, o mercado de fécula se manteve ativo, embora com volume menor de negócios efetivos.
No caso da farinha, compradores reduziram as aquisições após recompor estoques, o que resultou em queda na quantidade comercializada para atacadistas e varejistas.
