Chuvas levam produtores a replantar mandioca e afetam hortifruti no Rio Grande do Sul

O excesso de umidade no solo causado pelas chuvas está obrigando os agricultores de Bagé, no RS, a fazerem o replantio da mandioca

Publicado em 06/12/2023

O alto volume de chuvas na região tem atrasdo o plantio de mandioca e de batata-doce está atrasado em Alegrete (RS). A alta umidade do solo está levando os produtores a replantar em algumas áreas estabelecidas entre o final de outubro e início de novembro. Os problemas relacionados com excesso de umidade no solo também afetam os produtores de abóbora e tomate estão iniciando a colheita em Quaraí.

Já nas áreas de produção de folhosas, persistem os problemas fitossanitários, como ataque de fungos em alface lisa, e de lagartas e caramujos nos canteiros de couve. Em Ijuí, o tempo foi favorável ao desenvolvimento das olerícolas e aos trabalhos para os cultivos. As culturas de cucurbitáceas apresentam maior crescimento dos ramos e emissão de flores, além da melhora na polinização e no pegamento dos frutos. Nos cultivos de abóbora de tronco, aumentou a infestação de broca nos frutos.

Mandioca plantada entre final de outurbro e início de novembro estão sendo replantadas em Ijuí/RS
Mandioca plantada entre final de outurbro e início de novembro estão sendo replantadas em Ijuí/RS

E, segundo os meteorologistas do Climatempo, a chuva ganha força novamente sobre o Rio Grande do Sul nq aurta-feira, 06/12. Tudo por causa da passagem de uma baixa pressão sobre o estado intensificará a chuva ao longo do dia. Para a faixa centro-sul, incluindo a faixa noroeste do estado, a condição será de muita nebulosidade, e há previsão de chuva de moderada a forte intensidade ao longo do dia. Para a faixa nordeste, incluindo a capital Porto Alegre, o sol aparece, mas há previsão de pancadas de chuva ao longo de todo o dia. Atente para essas pancadas de chuva, que virão acompanhadas por raios.


Já na quinta-feira (07/12), o sol aparece em todo o estado e não chove na faixa oeste. Para a faixa centro-sul, a previsão é de pancadas isoladas de chuva que não acumulam valores significativos. Para a faixa centro-norte, o sol aparece, e há previsão de pancadas de chuva de fraca a moderada intensidade.

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Destaques
Mais lidas
1
Agro é destaque no fechamento do PIB nacional de 2023
2
Pecuária leiteira vive seu pior momento no Brasil, apontam líderes do setor
3
24ª Expodireto Cotrijal começa nesta segunda-feira
4
Decisão do Ibama divide opiniões sobre uso de inseticida letal a abelhas
5
Despejo de chorume rende multa a empresa ambiental
6
Exportação de gengibre cresce 114% em janeiro no Espírito Santo
7
Fábrica de fertilizantes de MG deve ser inaugurada dia 13
8
Pavilhão da Agricultura Familiar promete ser um dos destaques da 24ª Expodireto Cotrijal
9
RS terá uma rápida prévia do outono
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.