O alto volume de chuvas na região tem atrasdo o plantio de mandioca e de batata-doce está atrasado em Alegrete (RS). A alta umidade do solo está levando os produtores a replantar em algumas áreas estabelecidas entre o final de outubro e início de novembro. Os problemas relacionados com excesso de umidade no solo também afetam os produtores de abóbora e tomate estão iniciando a colheita em Quaraí.
Já nas áreas de produção de folhosas, persistem os problemas fitossanitários, como ataque de fungos em alface lisa, e de lagartas e caramujos nos canteiros de couve. Em Ijuí, o tempo foi favorável ao desenvolvimento das olerícolas e aos trabalhos para os cultivos. As culturas de cucurbitáceas apresentam maior crescimento dos ramos e emissão de flores, além da melhora na polinização e no pegamento dos frutos. Nos cultivos de abóbora de tronco, aumentou a infestação de broca nos frutos.
E, segundo os meteorologistas do Climatempo, a chuva ganha força novamente sobre o Rio Grande do Sul nq aurta-feira, 06/12. Tudo por causa da passagem de uma baixa pressão sobre o estado intensificará a chuva ao longo do dia. Para a faixa centro-sul, incluindo a faixa noroeste do estado, a condição será de muita nebulosidade, e há previsão de chuva de moderada a forte intensidade ao longo do dia. Para a faixa nordeste, incluindo a capital Porto Alegre, o sol aparece, mas há previsão de pancadas de chuva ao longo de todo o dia. Atente para essas pancadas de chuva, que virão acompanhadas por raios.
Já na quinta-feira (07/12), o sol aparece em todo o estado e não chove na faixa oeste. Para a faixa centro-sul, a previsão é de pancadas isoladas de chuva que não acumulam valores significativos. Para a faixa centro-norte, o sol aparece, e há previsão de pancadas de chuva de fraca a moderada intensidade.