Assinatura do Acordo de Livre Comércio entre o MERCOSUL e a EFTA
Brasil assina Acordo de Livre Comércio MERCOSUL-EFTA no Rio de Janeiro e amplia rede de tratados internacionais, reforçando comércio e cooperação
Assinatura do Acordo de Livre Comércio MERCOSUL-EFTA fortalece inserção internacional do Brasil. Foto: Letícia Clemente / MRE
A assinatura do Acordo de Livre Comércio entre o MERCOSUL e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA) ocorreu em 16 de setembro, no Rio de Janeiro. O tratado representa um avanço importante para ampliar a rede de parcerias comerciais do Brasil. Além disso, em um cenário internacional desafiador, o país e seus parceiros do bloco reforçam o compromisso com um comércio baseado em regras e com a abertura de novos mercados para empresas nacionais.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva busca fortalecer a inserção internacional do Brasil. Para alcançar esse objetivo, aposta na diversificação de destinos e na criação de novas oportunidades para trabalhadores e companhias. Desde 2023, o MERCOSUL assinou um acordo com Singapura e concluiu negociações com a União Europeia. A expectativa, portanto, é assinar o tratado com os europeus ainda neste ano.
Somados, os três acordos firmados desde 2023 representam um crescimento de 152% na corrente de comércio do Brasil beneficiada por preferências tarifárias. Dessa forma, o país registra a maior expansão já alcançada em sua rede de acordos comerciais.
Além disso, o Brasil trabalha para concluir negociações com os Emirados Árabes Unidos. Ao mesmo tempo, busca retomar diálogos com o Canadá e ampliar acordos já existentes com México e Índia. Outras frentes de negociação também permanecem abertas, o que reforça o empenho brasileiro em ampliar seu alcance global.
A assinatura do acordo entre MERCOSUL e EFTA evidencia a capacidade do Brasil em concluir negociações relevantes. Mais do que isso, mostra o compromisso do país com valores fundamentais, como o multilateralismo, o desenvolvimento sustentável e a cooperação internacional.
