Publicidade
Implementos 08-11-2024 | 9:25:00

Agricultura Familiar tem desafios e oportunidades com a tecnificação

Entenda como os carregadores frontais e os Fertinox da Marispan podem ser grandes aliados do trabalho no campo, inclusive nas pequenas propriedades


Por: Redação RuralNews


Conforme o Anuário Estatístico da Agricultura Familiar 2024, publicado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), no País existem cerca de 3,9 milhões de estabelecimentos rurais familiares (23% das terras agricultáveis) que geram 10,1 milhões de ocupações no campo (67% das ocupações).
Apesar de tamanha importância, muitos agricultores familiares enfrentam diversos desafios que exigem o investimento em tecnologias e implementos agrícolas pensados e desenvolvidos para essa realidade, como, por exemplo, os carregadores frontais da Série L, a Nova PHD e os distribuidores de sólidos da linha Fertinox da Marispan, para proporcionar maior produtividade e otimização do seu trabalho no campo e, assim, garantir a perpetuidade do seu negócio.

Quais os desafios atuais enfrentados pela agricultura familiar?

O primeiro deles está relacionado à crescente demanda por alimentos, que, combinada com a competição no mercado global, pressiona as pequenas propriedades a aumentarem sua eficiência, produtividade e a qualidade de seus produtos.
O investimento nas pequenas propriedades precisa ser de forma bem pensada
O investimento nas pequenas propriedades precisa ser de forma bem pensada



Nesse cenário, é importante que os pequenos agricultores tenham acesso a crédito, assistência técnica e políticas públicas que incentivem a modernização de suas operações. Programas de financiamento voltados para a aquisição de implementos agrícolas, aliados a iniciativas de capacitação, podem ser de grande ajuda aos agricultores, pois a utilização de equipamentos obsoletos e a falta de mecanização adequada resultam em baixa produtividade, desperdício de recursos e aumento dos custos de produção. Vale lembrar que a Marispan é participante do Mais Alimentos, um programa do Governo Federal, que tem como objetivo aumentar a produção de alimentos no Brasil, estimular a indústria nacional, diminuir a penosidade do trabalho no campo e facilitar o acesso às máquinas e implementos para a agricultura familiar, especialmente para as mulheres e jovens rurais.

Benefícios dos implementos agrícolas sob medida

Segundo o diretor da Marispan, Paulo Nascimento, o investimento nas pequenas propriedades precisa ser de forma bem pensada e a otimização de um trator é um exemplo disso, já que as atividades no campo envolvem armazenamento, empilhamento, carregamento, descarregamento e transporte.
Neste caso, essa otimização pode ser feita com um carregador frontal da Nova PHD que, em suas duas versões, 400 e 600, possui compatibilidade com tratores agrícolas e compactos de 50 a 90 CV. Com sistema de engate rápido, o carregador frontal pode ser usado como concha, guincho e paleteira para a movimentação de todos os tipos de cargas, como mercadorias a granel, big bag, paletes, solo, fertilizantes, sementes, cascalho, esterco, ferramentas para o manuseio diário, entre outros tipos de materiais, promovendo a logística de tudo o que é inviável por meio do esforço físico nas propriedades rurais ou que toma demasiado tempo. Assim, o carregador frontal pode ser considerado o braço do produtor rural, uma extensão do trator que ajuda no dia a dia, que proporciona força para tarefas corriqueiras de uma fazenda, tornando os tratores agrícolas mais versáteis. Como, geralmente, o carregador frontal não é considerado para atividades principais de produção, muitos produtores desconhecem o quanto o trator pode ser útil quando equipado com ‘braços’ para manipulações diversas.
“Os produtores familiares que não possuem uma PHD, muitas vezes deixam de fazer o que precisa ser feito, fazem de forma demorada ou ainda ficam dependendo de terceiros. Para produzir, o agricultor tem que receber insumos e movimentá-los até a lavoura. E na colheita, ele precisa tirar esse material da área e colocar em cima de um caminhão para ir embora. Com o carregador frontal, é possível movimentar maiores quantidades de carga ao mesmo tempo, aumentando a dinâmica, a produtividade, multiplicando os resultados e a lucratividade. Sem contar que o esforço manual, além de não ser eficiente, prejudica a saúde de homens e mulheres que trabalham no campo”, explica.
Paulo Nascimento enfatiza ainda que a escala de produção e a variedade de modelos e de níveis de especificação dos carregadores frontais da Marispan, que atendem os pequenos, médios e grandes negócios, possibilitam a democratização de acesso a produtos que possuem qualidade diferenciada, e um exemplo é a Série L, voltada para tratores compactos de 15 a 65 CV.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
“A agricultura familiar é muito importante para nós, por isso, queremos colaborar com o acesso dos pequenos produtores aos nossos implementos agrícolas. Para isso, é fundamental, também, que eles busquem qualificação técnica, o que depende apenas dos proprietários”, acrescenta.

A linha de distribuidores de sólidos Fertinox da Marispan também possui modelos para todos os tamanhos, inclusive de pequeno porte. “No caso da adubação, é comum vermos o agricultor trabalhando manualmente ou com máquina que não oferece precisão, o que gera prejuízos para ele. E os nossos Fertinox, construídos em aço inox e com diferenciais tecnológicos para cada cultura, proporcionam rapidez, eficiência e precisão, impactando positivamente nos resultados financeiros da propriedade”, destaca o diretor Paulo Nascimento.

Implementos e agricultura familiar na prática

O agricultor familiar, Carlos Cézar Galego, que atua há 15 anos no Sítio Rancho Novo, de sua família, localizado em Batatais (SP), trabalhou com leite por cinco anos e há uma década cultiva café. Ele conta que há três anos adquiriu uma PHD e há cinco, um Fertinox 1200, ambos da Marispan.

“Hoje, na propriedade, trabalhamos apenas eu, minha esposa e meu filho. Com o tempo, a área foi aumentando e a demanda também, e adquirimos a adubadeira que carrega mais peso, rende mais, possibilita fazer a adubação na hora certa (com a terra molhada), joga o adubo com precisão, espalha muito bem debaixo do pé e tudo isso de forma rápida. Quando comecei a mexer com bag e limpar café, precisei também comprar o carregador frontal. Com ele, eu consigo fazer sozinho o serviço de nós três, com agilidade e sem fazer esforço físico. Por isso, recomendo”, afirma o agricultor familiar.

“Conheço a Marispan há bastante tempo, porque já tinha visto muitos outros agricultores maiores que eu trabalhando com os implementos da marca. Então, fiz questão de comprar da Marispan, porque eu já tinha noção da qualidade que estava comprando. São equipamentos excelentes, com ótimo custo-benefício”, complementa Carlos Galego.

TAGS: Marispan - agricultura familiar




Publicidade