HOME | Destaque | Horticultura

Mercado de hortaliças e frutas registra oscilação em julho

Conab aponta queda nos preços da batata e da cebola em julho, enquanto frutas como banana e mamão registraram alta nos mercados atacadistas

Foto do autor Redação RuralNews
21/08/2025 |

Os preços da batata recuaram pelo segundo mês consecutivo nas principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a queda média ponderada em julho foi de 31,61% nos 11 mercados atacadistas analisados. Esse movimento ocorreu porque a oferta aumentou e atingiu o maior volume do ano, conforme mostra o 8º Boletim do Programa Prohort, divulgado nesta quinta-feira (21).

A cebola também registrou retração expressiva. Na média ponderada, as cotações caíram 25,57% em julho em comparação com junho. Além disso, frente ao mesmo mês de 2024, os preços estão quase 60% mais baixos.

O tomate apresentou comportamento distinto entre os mercados. Enquanto o Paraná registrou queda de 16,68%, Santa Catarina registrou alta de 4,68%. No consolidado nacional, a Conab apurou redução de 5,68%. Já a cenoura manteve estabilidade, com maior oferta e pequenas oscilações nos preços.

No caso da alface, houve alta média de 9,93%, puxada principalmente pelo mercado paranaense. Contudo, como a produção é próxima aos centros consumidores, os preços oscilaram de acordo com a qualidade, a demanda e a oferta.

Frutas

Entre as frutas, a laranja recuou 9,8% em razão da menor demanda durante as férias escolares, do clima frio e da concorrência com a mexerica poncã. A maçã também caiu, embora de forma leve, com baixa de 1,92% pelos mesmos fatores. Por outro lado, a melancia subiu 3,92%, impulsionada pela menor oferta em alguns polos produtores, apesar da elevada produção em Goiás e Tocantins.

A banana apresentou alta de 10,48%, reflexo da menor oferta da variedade nanica, comum no inverno. Já o mamão registrou a maior valorização, com avanço de 21,65%, devido ao frio, que reduziu ao mesmo tempo a oferta e a demanda.

Entre janeiro e julho de 2025, o Brasil exportou 641,5 mil toneladas de frutas, um crescimento de 30% em relação ao mesmo período de 2024. O faturamento chegou a US$ 755,2 milhões, o que representa aumento de 19% frente a 2024 e de 25% em comparação a 2023.

Encontro das Ceasas

O boletim ainda destacou o Encontro Nacional das Ceasas, realizado em julho em Brasília (DF). Durante o evento, a Conab firmou parceria com as unidades para elaborar um diagnóstico nacional e desenvolver um novo índice de preços de hortigranjeiros.

TAGS: #Hortaliças # Cebola
# Batata # Banana # Mamão # Mercados
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

O portal RuralNews é uma iniciativa que leva diariamente informações, novas tecnologias e as novidades do agronegócio do Brasil para o produtor rural e toda a cadeia produtiva do segmento. Reportagens, cotações diárias, vídeos, podcasts, artigos e muito mais!

São Paulo/SP | Ribeirão Preto/SP | Porto Alegre/RS | Cascavel/PR | Rio Verde/GO | Campo Grande/MS

© 2024 Newmídia Comunicação, Todos os direitos reservados.

ATENÇÃO! Esse site usa cookies - Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento e a nossa Política de Privacidade.