Brasil autoriza exportação de material genético avícola para Moçambique
Negociação sanitária permite envio de ovos férteis e pintos de um dia ao país africano e amplia presença do agro brasileiro no continente
Acordo sanitário autoriza exportações brasileiras de ovos férteis e pintos de um dia para Moçambique. Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária / Divulgação
O governo brasileiro concluiu a negociação sanitária com Moçambique e autorizou a exportação de material genético avícola ao país africano. A liberação contempla ovos férteis e pintos de um dia produzidos no Brasil.
Além de contribuir para a melhoria da qualidade do plantel moçambicano, a abertura desse mercado fortalece a diversificação das parcerias comerciais brasileiras. Ao mesmo tempo, amplia a presença do agronegócio nacional na África, região que apresenta elevado potencial de crescimento econômico e demográfico.
Com aproximadamente 33 milhões de habitantes, Moçambique mantém fluxo relevante de comércio com o Brasil. Entre janeiro e novembro de 2025, o país importou mais de US$ 24 milhões em produtos agropecuários brasileiros, com destaque para a proteína animal.
Com esse novo acordo, o agronegócio brasileiro passa a somar 521 oportunidades de comércio abertas desde o início de 2023. Esses acessos envolvem 81 destinos internacionais e reforçam a estratégia de ampliação dos mercados para os produtos do setor.
