HOME | Notícias | Avicultura

Na véspera do Natal, Paraná se firma como referência na produção de peru

Exportações de carne de peru crescem no Paraná em 2025 e reforçam o Estado como referência nacional na produção da proteína

Na véspera do Natal, Paraná se firma como referência na produção de peru

Paraná é o terceiro maior produtor e exportador de carne de peru do Brasil. Foto: Sistema FAEP / Divulgação

1568
Foto do autor Redação RuralNews
20/12/2025 |

As exportações de carne de peru do Paraná voltaram a crescer em 2025. Dados do Agrostat Brasil, plataforma do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), indicam avanço tanto no volume embarcado quanto nas receitas do setor.

Entre janeiro e outubro deste ano, o Estado exportou 12,2 mil toneladas da proteína. Com isso, as receitas somaram US$ 38,7 milhões. Na comparação com o mesmo período de 2024, o crescimento foi de 12,7% em volume e de 53,9% em faturamento.

Publicidade
Banner publicitário

Atualmente, o Paraná ocupa a terceira posição no ranking nacional de produção. Em 2024, a produção estadual de perus alcançou quase 2,4 milhões de cabeças, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

Retomada produtiva e importância do mercado interno

O Paraná já liderou a produção nacional de perus. No entanto, em 2018, o fechamento da planta de abate da BRF em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Estado, reduziu a atividade. Naquele momento, parte dos avicultores migrou para outras cadeias, como a criação de frangos de corte.

Em 2021, o setor iniciou um processo de retomada. A BRF voltou a operar no município após a habilitação de uma planta de abate de peru para exportação ao México, principal destino da proteína brasileira. Desde então, o Estado vem recuperando gradualmente os volumes e se aproximando dos patamares registrados na década passada.

De acordo com o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, a recuperação é positiva para a avicultura estadual. “O Sistema FAEP esteve ao lado do produtor durante a crise no setor e vê com bons olhos essa retomada na produção e exportação de perus. Essa atividade tem papel importante para a avicultura paranaense e esperamos que mantenha bons índices no próximo ano”, afirma.

Além do mercado externo, o consumo interno tem peso relevante na cadeia produtiva do peru. Em 2024, dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostram que 49,6% da carne produzida no país foi destinada ao mercado doméstico. O consumo médio nacional ficou em 297 gramas por habitante.

Ao longo dos anos, a produção brasileira de peru também passou por mudanças. Até a década de 1980, o abate ocorria com aves de até 19 quilos, em ciclos de 112 a 140 dias. Atualmente, o peso médio caiu para cerca de cinco quilos, com um período de criação entre 60 e 62 dias, o que tornou o processo mais eficiente e alinhado às demandas do mercado.

...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

TAGS: #Natal # Paraná
# Peru # Produção de Peru # Paraná # Carne de peru
Publicidade
Banner publicitário

Leia também

Publicidade
Banner publicitário
Publicidade
Banner publicitário