Paraná lidera produção de erva-mate e supera outros estados do Sul
Produção de erva-mate no Paraná cresce 5,2%, superando outros estados do Sul e fortalecendo economia e geração de empregos

Crescimento da erva-mate no Paraná reforça geração de empregos e renda nos municípios produtores. Foto: José Fernando Ogura / ANPr

O Paraná é o maior produtor de erva-mate do Brasil, segundo dados do IBGE. Entre 2023 e 2024, a produção estadual aumentou 5,2%, mostrando crescimento mais robusto que o Rio Grande do Sul (4,6%) e Santa Catarina (2,5%).
Os municípios que mais se destacam são Cruz Machado, com 88 mil toneladas, e São Mateus do Sul, com 63 mil toneladas. Dez municípios do Paraná respondem por 86% da produção total do Estado.
A extração de erva-mate, concentrada na Região Sul, gerou R$ 522,8 milhões em 2024, sendo o segundo maior valor entre produtos não madeireiros. A atividade é importante para a economia local, pois gera renda e empregos nos municípios produtores.
O fortalecimento da cultura foi destacado no Boletim Conjuntural da Agropecuária, publicado pelo Deral/Seab. O documento reforça que a erva-mate é um setor estratégico para o Paraná, tanto economicamente quanto culturalmente.
