HOME | Notícias | Economia

Programa de Crédito Rural Simplificado é aprovado na Comissão de Agricultura

Comissão da Câmara aprova Programa de Crédito Rural Simplificado, que reduz burocracia, oferece juros menores e incentiva tecnologias sustentáveis no campo

Programa de Crédito Rural Simplificado é aprovado na Comissão de Agricultura

Deputados aprovam proposta que facilita o acesso ao crédito rural e apoia a agricultura familiar. Foto: iStock / Divulgação

Foto do autor Redação RuralNews
12/11/2025 |

Com foco na inclusão produtiva e na sustentabilidade, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (12), o Projeto de Lei 4552/2024, que cria o Programa Rural de Crédito Simplificado.

A proposta busca reduzir a burocracia e agilizar a concessão de crédito para pequenos agricultores e agricultores familiares. Além disso, o texto prevê taxas de juros reduzidas, critérios de análise simplificados e prioridade para o financiamento de tecnologias sustentáveis e insumos agroecológicos.

Publicidade
Banner publicitário

O programa será financiado com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte, Nordeste e Centro-Oeste (FNO, FNE e FCO) e do Fundo de Apoio ao Trabalhador Rural (Funrural). Ao mesmo tempo, poderá contar com parcerias com instituições financeiras públicas e privadas. Dessa forma, o crédito abrangerá custeio agrícola, aquisição de maquinário, infraestrutura, tecnologia e recursos emergenciais para mitigar os efeitos de desastres naturais.

O deputado Adriano do Baldy (PP-GO), autor do projeto e membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), afirmou que a medida representa um avanço para a agricultura familiar.

“Buscamos resolver problemas históricos do crédito rural. É preciso reduzir barreiras administrativas e financeiras, priorizando quem mais precisa. O foco em tecnologias sustentáveis e agroecologia também estimula práticas que respeitam o meio ambiente e aumentam a eficiência produtiva”, disse.

A relatora, deputada Cristiane Lopes (União-RO), destacou que o texto propõe garantias menos onerosas e prazos mais adequados às atividades financiadas.

“Essa proposta identifica bem os principais obstáculos enfrentados pelos pequenos produtores: burocracia excessiva, juros altos e critérios de análise incompatíveis com a realidade do campo. A simplificação dos processos é essencial para democratizar o acesso ao crédito”, afirmou.

Nelson De Almeida
Um dos pontos fundamentais para o Programa de Crédito Rural Simplificado, é sem sombra de dúvidas reduzir as taxas de juros. Hoje em dia, mais de 50% dos meus clientes estão ou em Recuperação Judicial, ou colocaram a propriedade a venda, ou renegociaram as dívidas para pagamentos com mais prazos. Além da elevada taxa de juros, em nosso estado (MS), ocorreram intempéries de secas periódicas, humidade excessivas em alguns momentos, incêndios, etecetera. Outro aspecto relevante são os bancos não darem importância para a assistência técnica, o que entendemos como um dos melhores

TAGS: #Crédito Rural # Crédito Rural Simplificado
# Comissão de Agricultura # Burocracia # Juros menores # Tecnologias sustentáveis
Publicidade
Banner publicitário