Modelos de inspeção para o Brasil nos próximos anos, andamento da regulamentação dos produtos de origem vegetal, como a carne vegetal e outros, além de temas que afetam diretamente o consumidor e o setor produtivo serão amplamente debatidos durante o Sedagro -- Seminário sobre Defesa Agropecuária, organizado pelo ANFFA Sindical (Sindicato dos auditores fiscais federais agropecuários).
Na ocasião, especialistas de grandes entidades do setor agro e do próprio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), também vão atualizar o público com informações inéditas sobre questões sanitárias do rebanho nacional; inspeção de produtos derivados da proteína animal; comércio internacional e sobre a regulamentação e oportunidades de mercado dos produtos à base de proteína vegetal.
O volume de informações qualificadas está organizado por temas, reunidos em quatro painéis, preparados pelo ANFFA Sindical para os três dias de evento. Em cada um deles, gestores públicos e CEOs de grandes entidades do setor produtivo, entre outros especialistas promoverão debates de alto nível. Serão abordados temas como: “Perspectivas dos mercados internacionais de carnes brasileiras em 2022”, no painel 1, que abre o Sedagro, com a participação de Luis Renato Alcântara Rua, diretor de Mercados (ABPA); Antonio Camardelli (Abiec); Leandro Feijó, diretor do departamento de temas técnicos, sanitários e fitossanitários do Mapa e de Janus Pablo, presidente do ANFFA e mediador do painel, realizado no próximo dia 15/3 (terça-feira), às 15h.
No dia seguinte (16/3), o segundo painel sobre "Impactos dos programas de controle e erradicação de doenças dos animais na produção de carnes do Brasil”, também contará com especialistas do setor público e privado, como Talita Priscila, pesquisa do centro de agronegócio da FGV Agro; Geraldo Moraes, diretor do departamento de saúde animal do Mapa; Lilian Figueiredo, coordenadora de produção animal da CNA - Confederação Nacional da Agricultura; e Andrea Moura, superintendente federal da agricultura do estado de São Paulo, moderadora do painel, marcado para 15h.
Ainda no dia 16 de março, às 17h, o painel 3, sobre "Inovação e abertura de novos mercados: coexistência de produtos à base de proteínas de origem animal e vegetal", reunirá outro grupo de especialistas, tais como Caroline Mellinger, pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos; Camile Lau, diretora de marketing da JBS; Glauco Bertoldo, diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, do Mapa; Antonio Marcos Pupin, diretor de assuntos científicos e regulatórios da Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI); Sergio Pinto, diretor global de inovação e novos negócios da BRF; e Danilo Kamimura, chefe de defesa agropecuária da superintendência federal de agricultura de São Paulo (Mapa), moderador do painel.
No último painel do dia 17 de março, às 15h, será debatido o tema "Perspectivas para a inspeção de carnes do Brasil", com outros convidados de peso, como Sulivan Alves, diretora técnica da ABPA; Ana Lúcia Viana, diretora do departamento de inspeção de produtos de origem animal (Mapa), além de Cinthia Torres, diretora técnica da ABPA e de Gisele Camargo, delegada do ANFFA em São Paulo e moderadora do painel. Todo esse conteúdo reunido no Sedagro faz parte da programação da III Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal (Expomeat), realizada de 15 a 17 de março, no Pavilhão de Exposições Anhembi. O evento será totalmente presencial.
SEDAGRO
Data: 15 a 17 de março de 2022, na Expomeat
Horário de funcionamento: das 14h às 20h
Local: Pavilhão de Exposições Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo.
totalmente presencial, no Pavilhão de Exposições do Anhembi (SP).