HOME | Notícias | Commodities

Em semana negativa, apenas o milho encerra no positivo na CBOT

O enfraquecimento do real vem tornando a soja brasileira ainda mais competitiva na exportação a, além de preços mais atrativos, temos o fator Trump que também pode ajudar a redirecionar a demanda dos EUA para outras origens.

Em semana negativa, apenas o milho encerra no positivo na CBOT

Na semana, os futuros de óleo de soja encerram em leve queda de -0,84%

837
Foto do autor Rodrigo Trage
13/12/2024 |

No complexo da soja, a semana foi negativa para todos os ativos na Bolsa de Chicago (CBOT). O enfraquecimento do real vem tornando a soja brasileira ainda mais competitiva na exportação. Além de preços mais atrativos, temos o fator Trump que também pode ajudar a redirecionar a demanda dos EUA para outras origens.

Nessa semana os dados de vendas semanais para exportação do USDA, vieram com números abaixo das expectativas para a soja. Foram reportadas 1.17MT de vendas acumuladas, o que representa metade do volume das vendas da semana anterior.

Publicidade
Banner publicitário

Nessa semana também foi publicado o relatório de oferta e demanda do USDA que trouxe poucas alterações e seu impacto foi neutro.

O grão encerra a semana com leve desvalorização de -0,55%. Quanto ao óleo as alterações no relatório trouxeram uma elevação nas expectativas de exportação. Apesar do número ter mais que dobrado, essa alteração já era aguardada pelo mercado, uma vez que as exportações de óleo de soja já estavam bem acima da expectativa anterior.

Na semana, os futuros de óleo de soja encerram em leve queda de -0,84%. Para o farelo o relatório também foi neutro e o derivado encerra a semana com desvalorização de -0,42%, com preço de fechamento nas mínimas de agosto de 2020.

Acompanhe as cotações de fechamento do complexo da soja na CBOT:

SOJA JANEIRO: U$9,88/bs | variação -0,75%

ÓLEO DE SOJA JANEIRO: ¢ 42,61/lb | variação: -0,14%

FARELO DE SOJA JANEIRO: U$ 286,2 /st | variação: -1,14%

O milho na CBOT encerra a semana com alta de +0,45%. A alta do ativo foi limitada pelo ritmo mais fraco das vendas semanais que vieram abaixo das expectativas, inclusive o volume de vendas veio abaixo de 1 milhão de toneladas, sendo um dos menores volumes em quase 3 meses.

A queda nas vendas provavelmente está relacionada ao receio quanto à administração Trump que tomará posse no dia 20 de janeiro de 2025.

Já os futuros de trigo apresentaram uma desvalorização de -0,90%. O relatório de oferta e demanda foi neutro, as principais alterações foram a redução da expectativa de exportação da Rússia e União Europeia em 1 milhão de toneladas.

Na Austrália e Argentina a colheita do trigo avança, nesse momento a oferta acaba sendo maior que a demanda, o que exerce uma força negativa sobre os preços.

Acompanhe as cotações de fechamento para milho e trigo na CBOT:

MILHO DEZEMBRO: U$4,42/bu | variação: -0,34%

TRIGO MARÇO: U$5,52/bu | variação: -1,12%

No Brasil, os futuros de milho na B3 encerraram a semana com ganhos de +0,73%, mesmo com a recente queda nos últimos dois pregões. Os prêmios nos portos também recuaram. As ofertas para março chegaram a registrar quedas de cerca de 20 cents.

Mesmo com novas ofertas de milho verão entrando, ainda é difícil acreditar que teremos grandes volumes sendo negociados na exportação, para a janela do começo do ano.

Acompanhe as cotações de fechamento para milho na B3:

MILHO JANEIRO: R$: 74,49sc | variação: -0,94%

MacroeconomiaO dólarvoltou a subir forte no Brasil em meio a preocupações fiscais. O texto para corte de gastos está no Congresso e parlamentares estão cobrando caro para dar celeridade ao processo. Especula-se que o pacote será desidratado e sairá muito diferente do que foi apresentado. Isso acaba estressando o mercado local, fazendo a bolsa cair e o dólar subir.

Bolsas globais, principais variações:

ÁSIA/PACÍFICO:CHINA: -1,96% /HONG KONG: -2,09%

EUROPA:EURO STOXX 50: +0,04% /ALEMANHA: -0,17%

EUA:SP500: -0,02% /NASDAQ: +0,11%

BRASIL: -1,16%

...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

TAGS: #Commoditites # soja
# milho # trigo # bolsa de Chicago # CBOT
Publicidade
Banner publicitário

Leia também

Publicidade
Banner publicitário
Publicidade
Banner publicitário