Confira o que diz a meteorologia sobre as condições climáticas para o grão na safra 2025/26
As altas temperaturas registradas no final de fevereiro até meados de março preocuparam os cafeicultores, que continuam no aguardo de volumes significativos de chuva para os próximos dias. O tempo quente e seco pode impactar negativamente folhas e frutos, qualidade e a produtividade da safra 2025/26.
De acordo com o site Climatempo, a região produtora do norte de Minas Gerais (MG), sul da Bahia (BA) e Espírito Santo (ES) estão sentindo o reflexo da baixa disponibilidade de água no solo. A colheita da safra está prevista para início de abril e maio.
A chuva vai colaborar para diminuir o calorão e não há condição para queimar os frutos e folhas do café. Áreas sobre o norte de Minas, norte do Espírito Santo e interior da Bahia vão continuar com pouca chuva.
“Na próxima semana, entre 18 a 22 de março tem previsão de chuva com um volume maior que deve pegar a zona da mata mineira e deve chegar até o sul do Espírito Santo. Aos poucos, a chuva vai avançando mas não deve cobrir todas as áreas cafeeiras”, prevê a meteorologista Nadiara Pereira.
Ainda de acordo com a meteorologista, o Espírito Santo, áreas mais ao norte de Minas ainda vão continuar com altas temperaturas e tempo mais seco. Nas áreas mais ao sul da Região Sudeste, Alta Mogiana, sul de Minas e as principais áreas de arábica vão sentir uma melhora tanto em condições de temperatura e aumento das chuvas.
Fonte: Climatempo