HOME | AGRICULTURA | Clima

Fevereiro 40ºC: entenda os extremos do clima registrados no Brasil

Bloqueios atmosféricos, grandes volumes de chuva e altas temperaturas foram as condições climáticas mais marcantes deste mês

Redação RuralNews
Publicado em 05/03/2025 | 15:10:00
Apesar do verão ter como característica as temperaturas elevadas e volume de precipitação mais expressivo, os bloqueios atmosféricos geraram um clima extremamente seco e quente em diversas regiões do Brasil. A cidade de São Paulo, apesar dos temporais, teve o fevereiro mais quente em 82 anos, conforme dados do site Climatempo. O calor no Rio Grande do Sul (RS) chegou a quase 44°C.

Os volumes de chuva extremos foram observados em áreas do Norte e do Nordeste do Brasil pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e também por combinações específicas da circulação de ventos, em vários níveis da atmosfera, que permitiram a formação de fortes áreas de instabilidade sobre as duas regiões.


Os cinco maiores acumulados de precipitação nas capitais brasileiras foram observados no Norte e no Nordeste. Porto Velho, capital de Rondônia (RO), teve o maior acumulado em fevereiro de 2025. Em Fortaleza, capital do Ceará (CE), o total de chuva em fevereiro ficou 165% acima da média, pela medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Extremos de fevereiro

Confira agora os principais destaques do clima de fevereiro de 2025 no Brasil. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia e do Epagri/Ciram (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural) de Santa Catarina (SC).

Cinco maiores temperaturas nas capitais:
A cidade de São Paulo, teve o fevereiro mais quente em 82 anos de acordo com dados do Climatempo

41,3°C Rio de Janeiro/ Marambaia (RJ)

39,8°C Porto Alegre (RS)

37,5°C Florianópolis (SC)

37,0°C Palmas (TO)

36,5°C Vitória (ES)

Maior temperatura no país

A maior temperatura medida no Brasil em fevereiro de 2025 foi de 43,8°C, em Quaraí, cidade gaúcha na fronteira com Uruguai, no dia 4 de fevereiro.

Fevereiro mais quente em São Paulo em 82 anos

A média das temperaturas máximas registradas nos 28 dias de fevereiro em São Paulo foi de 31,9°C, pela medição do Inmet no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista.

Foi a maior média de temperatura máxima para o mês de fevereiro desde 1943, em 82 anos de medição. Além disso, fevereiro de 2025 entrou para a lista dos meses mais quentes já observados na capital paulista desde 1943.

Precipitação nas capitais brasileiras

As cinco capitais mais chuvosas foram do Norte e do Nordeste do Brasil. O maior volume de chuva acumulado foi em Porto Velho, com 546 mm, 73% acima da média para fevereiro que é de 316 mm.

Com 541,4 mm acumulados, São Luís teve o quinto fevereiro mais chuvoso desde 1961.

O maior desvio positivo em relação à média de precipitação para fevereiro foi em Fortaleza. A capital do Ceará acumulou 494,7 mm, 165% acima da média para o mês que é de 187 mm. Isso significa que choveu quase três vezes mais do que o normal.

5 capitais mais chuvosas em fevereiro de 2025:

Porto Velho (RO) 546,0 mm

São Luís (MA) 541,4 mm

Fortaleza (CE) 494,7 mm

Belém (PA) 472,6 mm

Rio Branco (AC) 356,2 mm

O menor acumulado de precipitação entre as capitais foi em Boa Vista, capital de Roraima, que recebeu apenas 12,8 mm. Porém, o mês de fevereiro é climatologicamente um mês de pouquíssima chuva na região de Roraima (RR). Portanto, o baixo índice acumulado está dentro da normalidade.

O Rio de Janeiro foi a capital mais seca

A falta de chuva na capital Fluminense aumentou o desconforto térmico. Nas estações meteorológicas monitoradas pelo sistema Alerta Rio/ prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, o maior volume de precipitação acumulada em fevereiro de 2025 foi de apenas 3 mm, na Grota Funda.

Fonte: Climatempo



TAGS:
Nenhum comentário até agora... Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário:


O portal RuralNews é uma iniciativa que leva diariamente informações, novas tecnologias e as novidades do agronegócio do Brasil para o produtor rural e toda a cadeia produtiva do segmento. Reportagens, cotações diárias, vídeos, podcasts, artigos e muito mais!

São Paulo/SP | Ribeirão Preto/SP | Porto Alegre/RS | Cascavel/PR | Rio Verde/GO | Campo Grande/MS

© 2024 Newmídia Comunicação, Todos os direitos reservados.

ATENÇÃO! Esse site usa cookies - Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento e a nossa Política de Privacidade.