Guaíba segue recuando e nível está em 4,72 metros

Especialistas projetam volume do lago acima da cota de inundação até o fim de maio

 Guaíba segue recuando e nível está em 4,72 metros

Algumas áreas da capital gaúcha seguem alagadas

Foto do autor Gustavo Paes
17/05/2024 |

Para alívio dos gaúchos, o nível do Rio Guaíba, em Porto Alegre, segue baixando. Medição feita às 7h15min desta sexta-feira na régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestruturas (SEMA) e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), apontou que o rio está em 4,72 metros no Cais Mauá, no Centro da capital gaúcha.

Esse é o menor nível registrado desde a segunda-feira, quando ultrapassou a marca dos 5,20 metros. No entanto, especialistas projetam volume do Guaíba acima da cota de inundação até o fim de maio.

O número de mortes causadas pelas chuvas catastróficas passou para 154, conforme o boletim da Defesa Civil estadual divulgado às 9h de hoje. Os feridos são 806 e ainda há pessoas desaparecidas. As precipitações afetaram 461 dos 497 municípios gaúchos e alteraram a vida de 2.281.830 pessoas. No momento, 540.192 pessoas estão desalojadas e 78.165 encontram-se em abrigos.

Os resgatistas tiraram das águas 82.666 pessoas e 12.108 animais. Previsão do tempo - A previsão do tempo não indica chuva tão intensa como no início da semana e isso deve colaborar para que o nível caia ainda mais no final de semana, conforme a MetSul Meteorologia. Porto Alegre vai ter de 11ºC a 16ºC.

A MetSul adverte que vários dos próximos sete a dez dias devem ter registro de chuva no Rio Grande do Sul, especialmente na Metade Norte gaúcha, onde estão as nascentes e os principais rios que enfrentam cheias de grandes proporções neste mês de maio.

O primeiro episódio de instabilidade já teve início e ocorre hoje e amanhã com chuva e garoa do Centro para o Norte do Estado. No Oeste e mais ao Sul, o tempo segue seco. Na Metade Norte, hoje o tempo segue instável com chuva com os maiores volumes entre o Alto Uruguai e o Planalto Médio.

A chuva em pontos do Norte e do Nordeste gaúcho pode atingir 50 mm a 100 mm em várias cidades, especialmente da Serra Gaúcha. Os volumes devem provocar uma nova alta dos rios, mas um segundo repique de cheia não será significativo como o do começo da semana. A maior preocupação é com o risco de deslizamentos na Serra Gaúcha, uma vez que o solo segue saturado e instável.

O tempo melhora no sábado, mas ainda não se pode afastar instabilidade fraca e isolada alternada com sol e nuvens na Serra e no Litoral Norte. Porto Alegre deve registrar entre 10ºC e 16ºC. Na fronteira com o Uruguai e na Campanha, marcas de 6ºC a 8ºC ao amanhecer na maioria das cidades.

No domingo, centro de baixa pressão traz precipitação isolada na faixa Leste, especialmente na costa e nos Aparados, mas em grande parte do estado o sol aparece com nuvens. Na capital, mínima ao redor de 9ºC e máxima de 16ºC a 17ºC.

Na segunda-feira, tempo firme predomina no Rio Grande do Sul. A MetSul alerta que, entre terça e quinta-feira da semana que vem, o Estado terá chuva mais generalizada e com volumes que serão mais altos, em vários pontos elevados, devendo se aproximar ou passar dos 100 mm.

...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

TAGS: #enchentes # resgate
# mortes # feridos # desaparecidos # ANA
Publicidade
Banner publicitário