HOME | Notícias | Cana-de-açúcar

Produtividade dos canaviais recua 16,6% em abril, aponta CTC

Clima instável pode agravar cenário nos canaviais, com chuvas fortes previstas e risco de paralisações na colheita

Foto do autor Angela Ruiz
02/06/2025 |

O cenário da cana-de-açúcar na Região centro-sul na safra 2025/2026 apresentou em abril retração nos principais indicadores agronômicos, segundo o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). A safra 2025/26 iniciou com produtividade média (TCH) estimada em 72,7 toneladas por hectare, o que representa uma queda de 16,6% em relação à safra anterior (2024/25).

O ATR médio projetado é de 112 kg por tonelada de cana, um recuo de 3% em comparação ao ciclo anterior. Como consequência, o TAH (toneladas de ATR por hectare) deve atingir 8 t, uma redução de 20% frente à safra passada.

O déficit hídrico acumulado gira em torno de 300 mm, valor considerado dentro da normalidade histórica. Já o risco de florescimento é considerado baixo para esta safra, com maior probabilidade de ocorrência restrita ao Triângulo Mineiro e Goiás.

Previsão do tempo para as áreas de cana

Nesta semana chuvas fortes voltam a atingir o Sul do Brasil e instabilidades devem se espalhar sobre áreas produtoras de cana de açúcar do Sudeste e do Centro-Oeste. Nesta segunda-feira (02/06), há previsão para altos volumes de precipitação entre o norte gaúcho e o interior paranaense.

Na terça-feira (03/06), as chuvas se espalham sobre áreas entre o Sudeste e o Centro-Oeste. Na quarta-feira (04/06), as instabilidades diminuem, mas na segunda metade da semana há previsão para formação de fortes instabilidades na segunda metade da semana, que devem provocar chuvas ainda mais volumosas no Paraná. Essas chuvas além de provocarem paralisações nas atividades de corte e moagem da cana de açúcar, podem provocar transtornos em algumas lavouras, devido a ventos fortes e volumes de chuva que podem ultrapassar 120mm especialmente no meio oeste paranense.

Ao longo da segunda metade da semana instabilidades mais esparsas novamente devem se espalhar entre o Centro-Oeste e o Sudeste e episódios pontuais de chuva devem atingir áreas entre Mato Grosso do Sul, áreas mais ao sul de Mato Grosso, sul de Goiás, São Paulo e sul de Minas Gerais. As chuvas devem favorecer aumento da umidade do solo para o desenvolvimento das lavouras novas, mas também vão provocar paralisações nas atividades de colheita da cana de açúcar. As temperaturas vão continuar mais amenas, mas durante as madrugadas apesar do frio, não há risco para geadas em áreas produtoras.

TAGS:
#Cana de açúcar
# Produtividade dos canaviais # CTC # Canaviais
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

O portal RuralNews é uma iniciativa que leva diariamente informações, novas tecnologias e as novidades do agronegócio do Brasil para o produtor rural e toda a cadeia produtiva do segmento. Reportagens, cotações diárias, vídeos, podcasts, artigos e muito mais!

São Paulo/SP | Ribeirão Preto/SP | Porto Alegre/RS | Cascavel/PR | Rio Verde/GO | Campo Grande/MS

© 2024 Newmídia Comunicação, Todos os direitos reservados.

Design por Lápis Digital


ATENÇÃO! Esse site usa cookies - Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento e a nossa Política de Privacidade.