Comissão Nacional da Cana-de-Açúcar debate safra, mercado e RenovaBio em reunião do Mapa com foco em produção, exportações e biocombustíveis
A Comissão Nacional da Cana-de-Açúcar da CNA participou, na quarta (13), da reunião da Câmara Setorial do Açúcar e Álcool do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Além disso, o encontro tratou de temas estratégicos para o setor sucroenergético.
O presidente da Comissão, Nelson Perez, e a assessora técnica da CNA, Eduarda Lee, representaram a entidade durante a reunião.
Entre os assuntos discutidos estiveram as estimativas da safra, os impactos das tarifas dos Estados Unidos e os avanços na produção de etanol.
A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) apresentou os números da safra e o cenário atual do mercado de açúcar e etanol. Também destacou o comércio do adoçante e do biocombustível entre Brasil e EUA, assim como as perspectivas de curto e médio prazos para o setor.
A União Nacional do Etanol de Milho (Unem) explicou a expansão da produção de etanol de milho, que hoje chega a cerca de 9 bilhões de litros. Além disso, apresentou os investimentos recentes no setor e destacou o potencial do sorgo como alternativa viável em regiões sem cultivo de milho de segunda safra, devido à maior resistência ao estresse hídrico.
Os membros da Comissão ainda debateram a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio). Por exemplo, abordaram a regulamentação da Lei nº 15.082/2024, que incorporou produtores independentes de biomassa ao programa. Também discutiram ações para garantir remuneração justa pelos Créditos de Descarbonização (CBios) e reforçar o cumprimento das metas pelas distribuidoras de combustíveis fósseis.