Um dos grandes compradores do café brasileiro e em pleno crescimento, o mercado do Oriente Médio vem a cada dia ganhando mais atenção de produtores e empresários brasileiros do setor cafeeiro. Só em 2023, a região importou 47% a mais dos cafés do Brasil.
Especificamente o mercado de café dos Emirados Árabes Unidos, sobretudo o de um deles, o de Dubai, deve movimentar US$ 309,6 milhões em 2024. Até 2028, expectativa é de um crescimento anual de 3,60%.
Só em 2023, a região importou 47% a mais dos cafés do Brasil
Com forte interesse em grãos especiais, a região, diz a consultora internacional Cleia Junqueira, também pode ser oportunidade, estar ao alcance do pequeno cafeicultor brasileiro, que deseja exportar. O caminho, destaca, é a busca de acordos com torrefadoras locais, mais receptivas do que as grandes tradings e que podem oferecer contratos de parceria mais equilibrados na comparação com as múltis.
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Tem torrefadoras de outros países, por exemplo, que exploram nossos atributos - até com embalagens verde e amarela - como ativos de promoção.
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Cleia Junqueira
Residente em Dubai há 10 anos, Cleia tem trajetória de duas décadas no negócio do café, como juíza de campeonatos, diretora de tradings, empresária do ramo, e esteve no Brasil nesta semana para ministrar a palestra: "Tendências do Mercado de Café no Oriente Médio". Hoje, ela atua por meio de sua consultoria, The Coffee Connoisseur Collective.
Segundo Cleia, a qualidade do café brasileiro é, obviamente, sim reconhecida internacionalmente - já não nos veem apenas como commodity -, mas nas gôndolas o produto nacional ainda chega de forma torta. "Tem torrefadoras de outros países, por exemplo, que exploram nossos atributos - até com embalagens verde e amarela - como ativos de promoção."
De acordo com a consultora, Dubai é um dos emirados que também exporta bastante café, funcionando como uma espécie de hub da região, que tem na Arábia Saudita sua próxima nova fronteira de consumo para o café.
Sobre o autor
Ronaldo Luiz é jornalista, com mais de 20 de trajetória no agronegócio. É editor dos Portais Uagro/DATAGRO, repórter especial da revista Plant Project, do site CenárioAgro e apresentador do talk show digital AgroPapo. É ainda colunista no Jornal Mato Grosso no Ar, distribuído para mais de 60 rádios de Mato Grosso, bem como do Portal RuralNews. Administra o grupo SouAgro no LinkedIn, que conta mais de 60 mil participantes. É proprietário da agência ComResultado - www.comresultado.com.br.