Chuvas trazem otimismo ao setor cafeeiro
Precipitações acima da média aumentam o otimismo do setor cafeeiro e melhoram a perspectiva produtiva da safra 2026/27 no Brasil
Lavouras de café apresentam boa evolução e reforçam expectativas positivas para a próxima safra. Foto: Canva
Os volumes mais altos de chuva registrados em muitas áreas produtoras de café arábica estão trazendo novo ânimo ao setor. Segundo pesquisadores do Cepea, esse cenário melhora o potencial produtivo da safra 2026/27 e renova a confiança dos agentes do mercado.
Para o robusta, a situação também evolui positivamente. Embora o início da temporada tenha sido marcado por um período mais seco, as precipitações no norte do Espírito Santo já superam as expectativas. Conforme previsão da Climatempo, novas chuvas devem atingir o cinturão cafeeiro ao longo desta semana, o que reforça ainda mais o sentimento de otimismo entre produtores e indústrias.
Além disso, dados divulgados pela Conab mostram que a produção da atual safra 2025/26 alcançou 56,5 milhões de sacas. Esse volume representa alta de 4,3% em relação a 2024 e de 2,5% frente a 2023. Mesmo assim, ainda está abaixo do necessário para recompor os estoques brasileiros em nível confortável.
Para 2026/27, a expectativa é ainda melhor. Trata-se de uma safra de bienalidade positiva e, até o momento, as condições climáticas são mais favoráveis do que nas últimas temporadas, mesmo com alguns dias de menor chuva em novembro. As primeiras estimativas oficiais da Conab devem sair em janeiro de 2026.
