Clima colabora com lavouras de café arábica e anima produtores para as próximas safras
Precipitações no fim de abril ajudam na fase final de enchimento dos grãos da safra atual e beneficiam a formação das lavouras para 2026

Chuvas recentes aceleram desenvolvimento dos grãos de arábica e preparam lavouras para o próximo ciclo produtivo. Foto: Canva

As chuvas registradas no encerramento de abril trouxeram alívio às principais regiões produtoras de café arábica no Brasil.
De acordo com pesquisadores do Cepea, além de contribuírem para o enchimento final dos grãos da safra 2025/26, as precipitações já trazem efeitos positivos para o preparo das lavouras visando a temporada 2026/27.
Apesar de ainda ser cedo para estimativas precisas sobre a produção futura, as condições atuais — com temperaturas mais amenas e aumento da umidade no solo — são fundamentais para a recuperação das plantas, especialmente das áreas de sequeiro. A expectativa é que as floradas da próxima safra comecem a surgir a partir de setembro deste ano.
No campo, produtores relataram à equipe do Cepea que algumas áreas mais adiantadas, como em Franca (SP), já iniciaram a catação dos primeiros frutos maduros. No entanto, a colheita ainda não começou de forma generalizada, pois a maturação segue irregular.
Há também cautela em relação à qualidade da bebida, já que os efeitos do clima ao longo do ciclo da safra 2025/26 ainda geram incertezas.
