Especialistas do setor sucroenergético reunidos na 8ª Santander DATAGRO Abertura de Safra, Cana, Açúcar e Etanol 2024/25, realizada nos dias 6 e 7 de março, em Ribeirão Preto (SP), destacaram a relevância de Projetos de Lei em tramitação no Congresso Nacional, em particular o do "Combustível do Futuro" (PL 4.516/23), para a consolidação de políticas públicas favoráveis à mobilidade sustentável e de descarbonização por meio da incorporação crescente da adoção de biocombustíveis na matriz de transportes no Brasil.
"O PL do Combustível do Futuro coloca o Brasil na vanguarda do controle de emissões de gases de efeito estufa e de iniciativas concretas para descarbonização", ressaltou o presidente da DATAGRO, Plinio Nastari, que acrescentou: "o projeto também abarca critérios para medição de emissões de berço ao túmulo em todo o ciclo de produção automotivo, por exemplo, o que vai ao encontro das entregas ambientais dos biocombustíveis".
Já o diretor do Departamento de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), Marlon Arraes, acentuou que a aprovação do PL do Combustível do Futuro será um marco para a indústria nacional de biocombustíveis. O vice-presidente da Orplana, Bruno Rangel, lembrou do potencial do Brasil para fabricação de combustível sustentável para aviação (SAF, na sigla em inglês), e a Head Corporate Agro do Santander, Caroline Perestrelo, mencionou a oportunidade que o Brasil terá na Conferência do Clima da ONU em 2025 para apresentar todo seu potencial em energia limpa e renovável, citando, por exemplo, o RenovaBio [Política Nacional de Biocombustíveis].