INÍCIO AGRICULTURA Biocombustível

Combustível verde: Brasil reduz importação de diesel

Aumento da adição de biocombustível contribui com queda no uso de produto fóssil

A consultoria StoneX informou, na sexta-feira (8), que as importações de diesel pelo Brasil diminuíram 16,8% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. As causas seriam a maior disponibilidade de biodiesel nas refinarias nacionais e o aumento da mistura do combustível verde ao fóssil.

No segundo mês deste ano, o Brasil importou 869 milhões de litros de diesel, sendo 62% da Rússia, 30% dos Emirados Árabes Unidos e 8% dos Estados Unidos, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior.
Desde janeiro, adição de biodiesel ao diesel pulo de 12 para 14%
Desde janeiro, adição de biodiesel ao diesel pulo de 12 para 14%

A Rússia se tornou o principal fornecedor de diesel para o Brasil em 2023, pois há algum tempo seus produtos são oferecidos com preços promocionais em relação a outras fontes, enquanto o país tenta garantir maior diversidade de consumidores diante das sanções devido à guerra na Ucrânia.

Os dados mostram que a quantidade de diesel importado pelo país em fevereiro diminuiu 18,1% em relação a janeiro.

A StoneX destacou que as refinarias nacionais produziram 3,92 bilhões de litros de diesel A (limpo, sem adição de biodiesel) em janeiro, um aumento de 5,9% em relação ao mesmo mês do ano passado.

A Petrobras, maior produtora de diesel do país, aumentou o uso de refinarias para reduzir a dependência de produtos importados.



Mais bio

Outro fator que contribui para a redução da dependência das importações é o aumento determinado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) na proporção obrigatória de mistura de biodiesel no diesel vendido nos postos de gasolina nacionais de 12% para 14% a partir de 1º de janeiro.

O maior uso do biodiesel deve impactar diretamente na demanda principalmente por soja, favorecendo a procura pelo grão e a produção de farelo, resultante do esmagamento, melhorando o abastecimento de granjas de suínos.


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.