A consultoria StoneX informou, na sexta-feira (8), que as importações de diesel pelo Brasil diminuíram 16,8% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. As causas seriam a maior disponibilidade de biodiesel nas refinarias nacionais e o aumento da mistura do combustível verde ao fóssil.
A Rússia se tornou o principal fornecedor de diesel para o Brasil em 2023, pois há algum tempo seus produtos são oferecidos com preços promocionais em relação a outras fontes, enquanto o país tenta garantir maior diversidade de consumidores diante das sanções devido à guerra na Ucrânia.
Os dados mostram que a quantidade de diesel importado pelo país em fevereiro diminuiu 18,1% em relação a janeiro.
A StoneX destacou que as refinarias nacionais produziram 3,92 bilhões de litros de diesel A (limpo, sem adição de biodiesel) em janeiro, um aumento de 5,9% em relação ao mesmo mês do ano passado.
A Petrobras, maior produtora de diesel do país, aumentou o uso de refinarias para reduzir a dependência de produtos importados.
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Outro fator que contribui para a redução da dependência das importações é o aumento determinado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) na proporção obrigatória de mistura de biodiesel no diesel vendido nos postos de gasolina nacionais de 12% para 14% a partir de 1º de janeiro.
O maior uso do biodiesel deve impactar diretamente na demanda principalmente por soja, favorecendo a procura pelo grão e a produção de farelo, resultante do esmagamento, melhorando o abastecimento de granjas de suínos.