Preços do arroz em casca caem ao menor nível desde jan/22 com safra recorde e excesso de oferta no mercado interno.
A média do Indicador do arroz em casca CEPEA/IRGA-RS (58% de grãos inteiros, pagamento à vista) fechou a primeira semana de setembro em R$ 66,52/sc. Em termos reais, esse é o menor valor desde janeiro de 2022, segundo o Cepea.
Apesar do bom desempenho das exportações em agosto, quando o volume embarcado foi o maior em quase dois anos, o recorde da safra 2024/25 mantém o excedente elevado. De acordo com pesquisadores do Cepea, esse cenário pressiona as cotações, somado à estabilidade do consumo e à menor competitividade do cereal no mercado externo.
Além disso, compradores relatam que a comercialização do arroz beneficiado segue restrita, o que limita a valorização da matéria-prima. Muitas indústrias ainda priorizam os grãos já depositados em unidades de beneficiamento e evitam novas compras.
Do lado da oferta, parte dos produtores mantém estoques na expectativa de preços melhores. Outros, no entanto, demonstram maior interesse em negociar. Mesmo assim, nem a proximidade do preparo do solo para a nova safra nem a necessidade de insumos têm levado os orizicultores a acelerar vendas.