Colheita de arroz começa no RS e vendas devem avançar
Com oferta interna limitada e produção nacional menor, mercado mantém preços firmes e expectativa é de aumento nas negociações nas próximas semanas
Colheita de arroz da safra 2025/26 avança no Rio Grande do Sul em cenário de preços firmes e expectativa de maior volume de vendas nas próximas semanas. Foto: Canva
A colheita de arroz da safra 2025/26 começou de forma pontual há cerca de duas semanas no Rio Grande do Sul e avança em meio a preços firmes e liquidez ainda moderada. O cenário é sustentado pela oferta interna restrita e pela perspectiva de redução na produção nacional, o que deve impulsionar as vendas à medida que o volume colhido aumenta.
De acordo com pesquisadores do Cepea, a comercialização tanto do arroz em casca quanto do beneficiado tende a ganhar ritmo nas próximas semanas, acompanhando o avanço da colheita e a maior disponibilidade do produto no mercado.
Segundo estimativas da Conab, a produção brasileira na temporada 2025/26 deve alcançar 10,91 milhões de toneladas, volume 14,45% inferior ao registrado no ciclo anterior. Considerando os estoques iniciais de 2,2 milhões de toneladas e a importação prevista de 1,4 milhão de toneladas, a disponibilidade interna está projetada em 14,52 milhões de toneladas.
Para o consumo interno, a Conab projeta crescimento de 2,86%, totalizando 10,8 milhões de toneladas. Já as exportações devem somar 2,1 milhões de toneladas. Com esse balanço entre oferta e demanda, os estoques de passagem para fevereiro de 2026 são estimados em 1,62 milhão de toneladas.
